Apresentamos Glória, a Estreia da Ficção Nacional na Netflix! O Lançamento Está Marcado Para 5 de Novembro

Apresentamos Glória, a Estreia da Ficção Nacional na Netflix


Está a chegar a primeira série portuguesa da Netflix. Já vários mercados têm estreado séries e filmes originais e exclusivos na Netflix, nomeadamente já referenciamos aqui no Portal Cinema a aposta de vários países africanos, de Espanha e dos países nórdicos na Netflix, assim como o próprio Brasil! Chegou agora a vez de Portugal estrear-se no mundo da Netflix com "Glória",um thriller de espionagem histórico que tem assinatura de Pedro Lopes e cujos episódios são realizados por Tiago Guedes. Trata-se uma minissérie cuja ação decorre nos anos 1960, no auge da Guerra Fria e centra-se na RARET, o escritório secreto de transmissões que emitia propaganda ocidental para o Bloco de Leste. 

É de recordar que, recentemente, a Ukbar e a RTP lançaram no Canal Público a minissérie "A Espia" que também explora questões da espionagem em Portugal no Século XX e que teve bastante sucesso junto do público. A RTP é também co-produtora de "Gloria", juntamente com a SPi/ SP Televisão. 

Do elenco de "Glória" fazem parte Miguel Nunes, Carolina Amaral, Victoria Guerra, Afonso Pimentel, Adriano Luz, Joana Ribeiro, Marcelo Urgeghe, Sandra Faleiro, Carloto Cotta, Maria João Pinho, Inês Castel-Branco, Rafael Morais e Leonor Silveira. Vários nomes deste elenco reuniram-se recentemente num vídeo promocional que anuncia esta minissérie, cujas filmagens vão-se iniciar ainda este ano em Lisboa e no Ribatejo. 

"Glória" é uma série histórica de suspense de espionagem, gravada na região do Ribatejo e em Lisboa, decorre nos anos 60, no auge da Guerra Fria, na pequena aldeia da Glória do Ribatejo, onde se situa a RARET, centro de transmissões americano que emite propaganda Ocidental para o Bloco de Leste. João Vidal, um engenheiro de famílias ligadas ao Estado Novo, mas recrutado pelo KGB, vai assumir várias missões de espionagem de alto risco que podem mudar o curso da história portuguesa e mundial.

Segundo o autor, Pedro Lopes, “Glória é um thriller histórico baseado em factos reais. Em Portugal, a ditadura perpetuava-se graças ao medo e à repressão da polícia política e a uma guerra em três frentes nas colónias que deixaria marcada uma geração. Um facto desconhecido de muitos portugueses é que durante quase 50 anos existiu uma cidade americana, construída pela CIA, numa zona remota do país, e que tinha como objectivo transmitir, via onda curta, propaganda ocidental para os países do Bloco de Leste. A escrita foi um desafio de pesquisa para todos os argumentistas e filmar durante a pandemia só foi possível graças a uma equipa muito especial. Nenhuma outra série portuguesa teve tão grandes valores de produção, e tenho a certeza que fizemos um projecto diferente, original, com uma narrativa ágil e surpreendente, uma fotografia verdadeiramente cinematográfica, e uma realização com grande sensibilidade. Quanto ao elenco, tenho a certeza que vai dar que falar internacionalmente.”

Já para Tiago Guedes, realizador da série, “Glória foi a maior produção em que participei e representa, para mim, um momento muito especial. Primeiro, porque me apresentou um mundo e uma realidade que desconhecia até ao momento, como é o caso da existência da RARET na Glória do Ribatejo e a importância do seu papel durante a Guerra Fria. Depois, por ser a primeira vez que Portugal criou e produziu um conteúdo Netflix, um marco importante para o mercado português que conquista assim um lugar nessa muito importante montra mundial. E, por último, porque me mostrou a resiliência, a vontade e o profissionalismo de toda uma equipa e elenco, que nunca baixaram os braços durante a pandemia global que estava a abalar o mundo inteiro, ainda sem vacinas. Superar os desafios diários vividos nos vários departamentos, para atingir os altos valores de produção exigidos pela Netflix, apenas foi possível com uma enorme disciplina e espírito de sacrifício de uma equipa incrível e incansável. Estou muito grato a todos os envolvidos.”.A série estará disponível na Netflix a partir de 5 de novembro. 

Sinopse: Glória é um thriller de espionagem histórico centrado na RARET, o escritório secreto de retransmissão Livre. Em pleno Portugal nos anos 60, a série mostra como Glória, uma pequena aldeia do Ribatejo, se tornou um improvável palco da Guerra Fria, onde as forças americanas e soviéticas lutaram através de perigosas manobras de sabotagem para obter o controlo da Europa. No centro desta história está João Vidal, um jovem de família com ligações ao Regime Fascista Português, que é recrutado pelo KGB depois de se politizar na Guerra Colonial. João ver-se-á envolvido nas intrincadas teias do jogo da espionagem e, no final de contas, compreenderá que, seja qual for o lado em que esteja, o mundo, principalmente o da espionagem, nunca é a preto e branco. 


Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>