Os Globos de Ouro Têm Futuro? Hollywood Toma Posição Contra HFPA....E Tom Cruise Já Devolveu os Seus Prémios

Os Globos de Ouro Têm Futuro? Hollywood Toma Posição Contra HFPA....E Tom Cruise Já Devolveu os Seus Prémios

Será que os Globo de Ouro têm futuro? Esta é a pergunta que muitos têm vindo a fazer....e não é propriamente uma questão recente. Já há vários anos que os Globos de Ouro são alvos de críticas. Seja pelas nomeações duvidosas (veja-se o caso de "Music" este ano), seja pelas inúmeras polémicas sexistas ou raciais que, nos últimos anos, foram associadas à Hollywood Foreign Press Association, a entidade organizadora destes prémios. 

A Edição de 2021 dos Globos de Ouro também não correu bem, já que foi antecedida por várias notícias que davam conta que os membros da HFPA eram pagos para favorecer certos filmes em detrimento de obras melhores, algo que não surpreende se analisarmos alguns nomeados recentes....A HFPA foi também acusada de não promover a diversidade racial ou a inclusão de novos membros. A imprensa norte-americana deu conta que, entre os membros votantes da HFPA, não há nenhum de raça negra e que a organização não tem admitido novos membros para compensar saídas ou a enorme disparidade racial. 

Estas polémicas não são novas, mas parece que Hollywood chegou ao seu limite e, esta semana, a NBC anunciou que não irá transmitir a cerimónia de 2022 dos Globos de Ouro. Esta é uma decisão histórica, já que a NBC era das poucas aliadas da HFPA. Vários estúdios pediram à HFPA que proceda faça reformas para incluir diversidade e para dinamizar a própria organização, mas até ao momento não houve qualquer indicação que esse pedido será satisfeito. 

Perante a falta de respostas e, acima de tudo, de grandes ações por parte da HFPA, vários estúdios já cortaram relações com a organização. Desta lista fazem parte a Netflix, a Amazon e a Warner Bros, sendo expectável que o Grupo Disney, a Viacom (Paramount) e a Universal também sigam este exemplo. Também várias estrelas de Hollywood começam a distanciar-se dos Globos de Ouro. A atitude mais radical pertenceu a Tom Cruise que, em protesto, decidiu devolver à HFPA os três Globos de Ouro que conquistou ao longo de sua carreira. Será que outros astros farão algo semelhante

É provável que nas próximas semanas a HFPA proceda a algumas mudanças na sua estrutura para minorar o forte impacto negativo provocado por estas ações. Mas será demasiado tarde?

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>