Crítica - Being the Ricardos (2021)

 

Crítica - Being the Ricardos (2021)

Realizado por Aaron Sorkin 
Com Nicole Kidman, Javier Bardem


Do aclamado escritor e realizador Aaron Sorkin, "Being the Ricardos" transporta o espectador até aos bastidores da sitcom "I Love Lucy", um dos grandes sucessos televisivos do Século XX protagonizado por uma das figuras mais emblemáticas da representação norte-americana: Lucille Ball. Foi durante as gravações desta série, em 1953, que a vida de Ball foi afetada por um grande escândalo nacional repleto de acusações pessoais chocantes, difamação política e tabus culturais que quase acabou com a sua carreira. É sobre a longa e complicada semana  que colocou Ball no centro das atenções mediáticas pelas piores razões que versa a história desta obra que, para além de traçar o retrato do escândalo e da sua carreira, lança ainda um olhar revelador sobre a complexa relação romântica e profissional entre Ball e o seu marido, Desi Arnaz, que também era o seu marido na sitcom que a tornou num fenómeno mundial. 
Nicole Kidman interpreta Lucille Ball com o carisma, a justiça e o calibre que esta lenda merece. Estamos afinal de contas a falar de uma grande interpretação de uma grande mulher por parte das melhores atrizes da sua geração. Tal como Ball foi a alma e a vida da sitcom "I love Lucy", também Kidman é a força motriz por detrás deste drama cinebiográfico que nos permite conhecer um pouco melhor uma das lendas televisivas do Século XX. Embora Kidman seja a grande estrela desta produção há, ainda assim, que dar também o devido crédito ao restante elenco, nomeadamente a Javier Bardem, pelo trabalho positivo alcançado. 
Quem também merece crédito é Aaron Sorkin. Um dos melhores contadores de histórias da atualidade, Sorkin já provou o seu valor com projetos de ficção pura, mas é nas obras inspiradas em eventos reais que mais brilha. "Being the Ricardos" é mais um exemplo do seu génio criativo e, embora este seu novo trabalho não tenha um argumento tão portentoso ou sério como os de obras passadas de enorme valor, como "The Social Network" ou "Moneyball", certo é que é, sem dúvida, um enredo à sua altura. Para além de um grande escritor, Sorkin tem-se também revelado um realizador talentoso que tem vindo a evoluir cada vez mais nesta área. Este é apenas o seu terceiro trabalho como cineasta, mas tal como "Molly's Game" ou "The Trial of the Chicago 7", "Being the Ricardos" é, também, um triunfo técnico e criativo que nos prova, novamente, que Sorkin é também o homem certo para dar vida às suas próprias criações literárias. 
Para a posteridade, "Being the Ricardos" ficará como o primeiro grande drama cinebiográfico sobre Lucille Ball. Embora o foco esteja assente num determinado período da sua vida, Sorkin incutiu ao enredo um contexto mais alargado sobre a vida da famosa atriz ruiva, mostrando assim aos espectadores como é que Ball evoluiu na indústria cinematográfica e, acima de tudo, como evoluiu o seu atribulado casamento com Desi Arnaz. Acima de tudo, Sorkin mostra ao mundo quem foi Lucille Ball como esposa, mulher e atriz profissional. E fá-lo por via de um drama bem montado e cuidado que, ao pegar num dos momentos mais complexos da vida da atriz, consegue expor todos os pontos de foco da sua vida até então...

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>