Muitas Surpresas Nas Primeiras Listas dos Melhores Filmes de 2021


As primeiras listas dos Melhores de 2021 no Cinema já começam a sair e, entre as escolhas de algumas das mais importantes entidades do mundo do cinema, há algumas surpresas. A primeira a anunciar a sua lista foi a prestigiada revista francesa Cahiers du Cinéma. As escolhas desta revista são, por norma, mais próximas ao independente e, este ano, não foi excepção. O melhor filme para a Cahiers  foi "First Cow", um drama da norte-americana "Annette", de Leos Carax, musical com Marion Cotillard e Adam Driver no elenco; e "Memória", do aclamado cineasta tailandês Apichatpong Weerasethakul, onde Tilda Swinton é uma escocesa de visita à irmã doente em Bogotá, na Colômbia. "Drive My Car", candidato do Japão aos Óscares; "France", de Bruno Dumont; "Crónicas de França"/ "French Dispatch", de Wes Anderson; "À l'abordage", de Guillaume Brac; "Das Mädchen und die Spinne", de Ramon e Silvan Zürcher; "The Card Counter", de Paul Schrader; e "Benedetta", de Paul Verhoeven, concluem o Top10, onde se ressalva a ausência, por exemplo, de "Titane" que se esperava que fizesse parte deste Top. 

Já os críticos de Nova Iorque elegeram Jane Campion como a Melhor Realizadora pelo seu "The Power of the Dog" da Netflix, sendo que Benedict Cumberbatch também ganhou o prémio de Melhor Ator. Também da Netflix, "The Lost Daughter", de Maggie Gyllenhaal, foi eleito o Melhor primeiro Filme, já "The Mitchells vs. the Machines" conquistou o prémio de Melhor Animação. O controverso "House of Gucci" saiu apenas com o prémio de Melhor Atriz entregue a Lady Gaga. O surpreendente "Licorice Pizza", de Paul Thomas Anderson, ganhou o prémio de Melhor Argumento.

Esta obra de Anderson teve sim outro palco para brilhar junto da National Board of Review que a considerou o Melhor Filme de 2021. Anderson ganhou também os prémios de Melhor Realizador. Já Will Smith ganhou o seu primeiro prémio da temporada com a conquista do prémio de Melhor Ator por "King Richard". A Netflix não teve aqui tanto impacto como junto dos prémios de Nova Iorque, ainda assim o western "The Harder They fall" recebeu o prémio de Melhor Elenco. Para a NBR a lista dos melhores Filmes incluem as obras “Belfast”. “Don’t Look Up”, “Dune”, “King Richard”, “O Último Duelo”, “Licorice Pizza”, “Nightmare Alley”, “Red Rocket”, “The Tragedy of Macbeth” e “West Side Story”, tendo considerado “Benedetta”, “Lamb”, “Lingui, The Sacred Bonds”, “Titane” e “The Worst Person in the World” como os melhores filmes não-americanos. 

Estes primeiros prémios primam pela ausência entre os principais prémios de alguns filmes que vinham a ser apontados como grandes favoritos à época de prémios, como "Dune", "Spencer" ou "Don't look Up".

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>