Análises a Swallow e Dogs Don't Wear Pants, Dois Filmes Com Temáticas Excêntricas

Análises a Swallow e Dogs Don't Wear Pants, Dois Filmes Com Temáticas Excêntricas


Numa altura em que já passaram pelas salas de cinema “Titane” e “Benedetta”, dois dos filmes mais extravagantes e polémicos de 2021, porque não recordar outras obras menos conhecidas mas igualmente controversas que passaram um pouco ao lado do grande público....sendo que ainda vai a tempo de compensar esta falta no que respeita a uma delas..

 Talvez os dois melhores exemplos da descrição feita na introdução sejam o thriller “Swallow” e o drama “Dogs Don't Wear Pants”. Foram ambos estrelas no circuito independente, sendo que "Swallow" está, atualmente, em exibição nas salas de cinemas nacionais. Realizado por Carlo Mirabella-Davis, “Swallow” conta a história de Hunter (Haley Bennett), uma jovem que parece ter tudo. Dona de casa, engravidou recentemente e parece feliz por passar o  tempo a cuidar de uma casa imaculada e a agradar ao marido, Richie (Austin Stowell). No entanto, à medida que aumenta a pressão para satisfazer os sogros controladores e as rígidas expectativas do marido, começam a surgir fissuras na aparência cuidadosamente cultivada. Hunter desenvolve um hábito perigoso e um segredo obscuro do passado infiltra-se sob a forma de uma desordem que a faz engolir compulsivamente objectos não comestíveis e, muitas vezes, perigosos...

Trata-se de um thriller com uma premissa bizarra e algumas sequências inquietantes que exibem, de uma forma muito inteligente e impactante, o distúrbio mental/compulsivo que está na base da trama. Percebe-se que “Swallow” demorou a chegar salas de cinema, quer pelo seu tema, quer pelo seu ritmo, mas com o seu desenrolar revela-se uma obra bem mais profunda do que a sua premissa poderia supor.

Já mais controverso temos “Dogs Don't Wear Pants”, um thriller dramático e erótico que nos transporta até ao submundo do bondage por via da jornada de Juha, um viúvo que, quando desenvolve uma forte e inesperada conexão com uma dominatrix chamada Mona, fica com a sua vida virada do avesso. Se “Swallow” choca pelo seu retrato visual do distúrbio alimentar conhecido como pica, “Dogs Don't Wear Pants” acumulou ondas de controvérsia devido ao seu retrato de um submundo erótico e sexual que, num passado recente, foi embelezado por “Fifty Shades of Grey”. A questão é que, aqui, o retrato apresentado é bem mais negro, realista e sujo. Como se percebe não há lugar nesta abordagem para o glamour e para o exagerado romantismo que pautou a trilogia de Hollywood, mas sim para uma visão crua e concreta do complexo mundo do bondage.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>