O Que se Segue Após A Pequena Sereia? Veja Quais São as Versões Live-Action Que A Disney Já Está a Preparar dos Seus Clássicos

Recentemente estreado em Portugal, a versão live-action do clássico filme de animação "A Pequena Sereia" está a ser um sucesso nas bilheteiras. Em todo o mundo já arrecadou mais de duzentos milhões de dólares e já superou resultados de outros live-actions do estúdio. Já este ano, a Disney lançou também "Peter Pan & Wendy", spin-off live-action do clássico de animação "Peter Pan" que não teve tanto sucesso como a obra inspirada no clássico literário de Hans Christian Andersen já que, ao contrário desta, apenas foi lançado na plataforma de streaming Disney+e recebeu críticas muito mais medianas. Apesar da bipolaridade de resultados destas duas produções, a Disney continua determinada em apostar em versões live-actions dos seus clássicos de animação. O sucesso de "A Pequena Sereia" junta-se já às histórias de sucesso de "A Bela e o Monstro", "O Livro da Selva", "Aladino", "Dumbo", "Cruela" (Prequela  de "101 Dálmatas"), "O Rei Leão" e os dois filmes "Maléfica" (Spin-Off de "A Bela Adormecida") que contrariam os insucessos do já falado "Peter Pan & Wendy", mas também as obras live action "Mulan", "A Dama e o Vagabundo", "Pinóquio" e "Cindelerela". 

Como se percebe nem todas as apostas live-action da Disney têm ou tiveram sucesso, mas os dados encorajadores das suas maiores obras tem dado alento à Disney, tanto é que a empresa tem, nada mais, nada menos, que catorze projetos deste género em andamento. É claro que estão todos em diferentes fases de desenvolvimento, mas é importante falar sobre cada um deles. 


Mufasa

Vamos começar pelo projeto mais adiantado. Trata-se de "Mufasa", prequela da história "O Rei Leão" que seguirá o mesmo estilo técnico cruzado entre animação e imagem real da produção live-action de 2019. Esta foi um tremendo sucesso e, por isso, não foi de estranhar a aposta nesta prequela que abordará a história da relação problemática entre o Rei Mufasa, pai de Simba, com o seu irmão vilão Scar. Realizado por Barry Jenkins, o realizador do vencedor do Óscar de Melhor Filme "Moonlight", "Mufasa" está já e fase de pós-produção e chegará aos cinemas em Julho de 2024. Seth Rogen, Billy Eichner e Aaron Pierre integram o elenco vocal.


Lilo & Stitch

Também já em processo final de produção está a versão live-action de "Lilo & Stich". O famoso filme de animação completou 20 anos em 2022 e a sua versão live-action será lançada pela Disney em Maio de 2024.  Dean Fleischer-Camp realizará este projeto que acompanhará a aventura de Lilo, uma pequena Hawaiana, rebelde e irrequieta que adopta um animal aparentemente inofensivo que é na verdade um conhecido extra-terrestre foragido. Maia Kealoha, Chris Sanders, Zach Galifianakis, Billy Magnussen, Sydney Agudong, Kaipo Dudoit e Courtney B. Vance integram o elenco.


Moana

Há outro projeto que tem estado nas notícias. Trata-se da adaptação live-action de "Moana", um dos filmes mais recentes da Walt Disney e um dos seus maiores sucessos modernos. Dwayne The Rock Johnson e Auli’i Cravalho, que deram voz aos protagonistas da animação, regressam para esta versão live-action que chegará aos cinemas em 2025 e que contará a mesma história da animação, ou seja, nela seguiremos Vaiana Waialik, uma jovem navegadora, filha única de um chefe de uma longa linhagem de navegadores chamados Tui. Certo dia, quando a sua família precisa de ajuda, Vaiana decide aventurar-se pelos mares, à procura de uma ilha lendária. Juntamente com o lendário semideus Maui, Vaiana vai explorar oceanos, encontrando pelo caminho enormes criaturas do mar profundo e submundos de cortar a respiração.


Branca de Neve

Já confirmado pela Disney está também o filme live-action da "Branca de Neve". Após a Universal Pictures ter produzido dois filmes inspirados no famoso conto dos Irmãos Grimm que, importa recordar, serviu também de base para Tarsem Singh criar a sua própria versão, a Disney apostará também numa versão live-action que recontará a história do sey primeiro grande clássico de animação lançado em 1937! Marc Webb realizará este projeto que terá Rachel Zegler como Branca de Neve e Gal Gadot como a Rainha Má. 


Aladdin 2

Já prometido deste a estreia do primeiro filme live-acion em 2019, "Aladdin 2" deverá mesmo sair do papel em breve e, segundo o estúdio, poderá até chegar aos cinemas em Maio de 2025! Guy Ritchie, que realizou o filme anterior, regressará para esta sequela que também terá os regressos de Naomi Scott e Mena Massoud, como Jasmine e Aladino. A sua sinopse não foi ainda revelada e desconhece-se se terá relação com a sequela do filme de animação. 


O Corcunda de Notre Dame

Com estreia agendada (para já) para o Verão de 2024, "O Corcunda de Notre-Dame" é outra aposta da Disney. Baseado na animação de 1996, que por sua vez é inspirado num verdadeiro clássico da literatura francesa da autoria de Victor Hugo, este projeto ainda se encontra nas fases iniciais de produção, mas poderá contar com Josh Gad no papel de Quasimodo, um corcunda que toca os sinos da Catedral de Notre Dame, no século 15, e que se apaixona por uma cigana, algo que provoca a ira de um juiz com más intenções.


A Espada era a Lei

Juan Carlos Fresnadillo, famoso cineasta espanhol, já foi contratado pela Disney para realizar a adaptação live-action de "A Espada Era a Lei" | "The Sword in the Stone", obra inspirada na lenda do Rei Artur e cuja animação foi lançada em 1963. A sua estreia está agendada pela Disney para o Natal de 2024, mas tendo em conta os atrasos na sua produção é provável que a sua estreia seja adiada. 


Hércules

Já confirmado pela Disney mas sem confirmações significativas até ao momento, a versão live-action de "Hercules" só deverá chegar aos cinemas em 2026. Guy Ritchie e Alex Proyas, como dupla, deverão assumir a direção deste ambicioso projeto que explorará a história épica de Hércules, filho de Zeus e um dos Semi-Deuses mais famosos da Mitologia Grega. Já este século foram lançados alguns filmes live-action de outros estúdios inspirados nesta história mitológica, mas nenhum teve grande sucesso. 


O Livro da Selva

Lançado em 2016, a versão live-action do clássico animado "O Livro da Selva" terá também uma sequela cuja estreia está prevista para o Verão de 2026. Sem ainda nenhum realizador associado a este projeto e sem um elenco confirmado, "O Livro da Selva 2" poderá ter novidades em breve. 


Cruella 2

Um dos maiores sucessos do cinema pós-pandemia foi "Cruella" (2021), spin-off de "101 Dálmatas" que mostra a história de origem de uma das maiores vilãs da Disney. Após o sucesso obtido, a Disney garantiu uma sequela que voltará a ser protagonizada por Emma Stone e realizada por Craig Gillespie, mas até ao momento a Disney não revelou a sua data de estreia. 


Sininho

Reese Witherspoon, atriz já vencedora de um Óscar, irá produzir e protagonizar mais uma spin-off da clássica história de "Peter Pan". Sim, "Peter Pan & Wendy" foi um fracasso, mas a Disney parece disposta em continuar aposta em projetos derivados e o próximo será "Sininho", obra que contará a história de origem da famosa fada e anti-heroína da história original. A sua data de estreia está agendada para Março de 2025.


Os Aristogatos

Famosa animação de 1970, "Os Aristogatos" foi um sucesso para Disney ma a já confirmada versão live-action poderá ser um desafio para o estúdio que procura evitar os erros e o desastre da adaptação live-action do musical "Cats" da Universal Pictures. Will Gluck deverá produzir e realizar este projeto que só chegará aos cinemas em 2026 e que seguirá a história original, ou seja,  contará a história de uma família de gatos, a quem a sua dona deixa em herança uma enorme fortuna.


Robin dos Bosques e Bambi

Concluímos com dois filmes que não estão ainda no calendário de lançamentos da Disney, mas que estão em fases preliminares de produção. Falamos da versão live-action das animações "Robin dos Bosques" e "Bambi". Este último deverá seguir o estilo de "O Rei Leão", mas há grande curiosidade para saber se a versão live-action de "Robin dos Bosques" terá animais como protagonistas, como aconteceu com a animação original, ou se seguirá o estilo mais conservador e será um filme com atores reais que abordará de forma mais séria a real lenda britânica em redor do famoso ladrão, lenda essa que nos últimos anos deu origem a vários filmes de imagem real, como a que foi protagonizada por Russel Crowe em 2010.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>