Os 10 Melhores Documentários de 2020

O Portal Cinema começa a sua seleção dos Melhores Filmes de 2020. E, este ano, decidimos dividir a nossa eleição por géneros cinematográficos. Após elegermos os 10 Melhores Filmes Sci-Fi, os 10 Melhores Filmes de Ação e os 10 Melhores Filmes de Família escolhemos agora os 10 Melhores Filmes Documentais de 2020, sendo que só contabilizamos para esta lista, como é óbvio, os filmes que tivemos a oportunidade de visualizar.


Os 10 Melhores Documentários de 2020


Se gosta de documentários, então 2020 foi um grande ano para si. Foi um ano tão bom para este género que três países escolheram documentários como seus representantes para o Óscar de Melhor Estrangeiro. Um desses países foi, claro está, o Brasil que, pela primeira vez, enviou um documentário como seu representante aos Óscares. Trata-se de "Babenco", um grande filme que relata os últimos dias do cineasta Hector Babenco. Também a Roménia (com "The Collective") e o Chile (com "The Mole Agent") escolheram documentários para os representar e estes dois filmes são tão excelentes como "Babenco. 
Os outros documentários da nossa lista são de origem americana e são tão variados como o próprio país. A pandemia não poderia ter ficado de fora e, entre os muitos documentários que se fizeram sobre a mesma, o melhor acaba mesmo por ser "Tottaly Under Contol" que se foca na forma como os Estados Unidos lidaram com a pandemia. Também ligado a política e a outro assunto fraturante da sociedade norte-americana (racismo e direitos raciais) tivemos "John Lewis: Good Trouble" sobre o político e ativista afro-americano John Lewis que, como se sabe, faleceu já em 2020 após décadas a lutar pelo fim do racismo. 
Por falar em tema fraturante, o que dizer da paz no Médio Oriente? Pois bem, "The Human Factor" explora precisamente este tema sob a perspectiva de várias pessoas que tiveram envolvidas nas sucessivas negociações na região para trazer paz ao Médio Oriente...É claro que tal paz ainda não existe e "The Human Factor" ajuda a explicar o porque..."Boys State" é outro dos documentários que recomendamos, sobretudo porque tem uma importante lição pedagógica subjacente sobre o poder do governo.
Entre todos os documentários, "Dick Johnson is Dead" é o mais intimista. Trata-se de um documentário feito pela guionista Kristin Johnson em honra do seu pai que sofre de demência. O documentário é um poderoso retrato familiar do passado, mas também uma penosa lembrança do presente. Também intimista é "Time", um documentário com um tema judicial mas também romântico, já que narra a história de uma mulher que tenta desesperadamente para libertar o seu marido. Por fim destaque para "Rebuilding Paradise", uma produção da National Geographic realizada por Ron Howard que acompanha o rescaldo de um grande incêndio que deixou a comunidade de Paradise completamente desfeita. Tendo em conta que Portugal sofre todos os anos com o drama dos incêndios, "Rebuilding Paradise" poderá impactar imenso os espectadores nacionais. 


OS MELHORES DOCUMENTÁRIOS DE 2020 PARA O PORTAL CINEMA

 Babenco

Boys State

Collective

Dick Johnson is Dead

John Lewis: Good Trouble

Rebuilding Paradise

The Human Factor

The Mole Agent

Time

Totally Under Control

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>