Já se previa e confirmou-se, "Oppenheimer", de Christopher Nolan, foi o grande vencedor da 96.ª edição dos Óscares ao arrecadar sete estatuetas. Poderia ter sido com "Interstellar", "The Dark Knight", "Tenet", "Inception", "Dunkrik" ou "Prestige", mas foi mesmo com "Oppenheimer" em 2024 que Nolan ganhou finalmente o Óscar de Melhor Filme, um galardão há muito devido pela enorme qualidade deste cineasta que tem marcado os últimos 20 anos em Hollywood como um dos realizadores mais versáteis, mediáticos e talentosos da sua geração. A este galardão juntou ainda o de Melhor Filme, categoria que também em edições passadas escapou-lhe com alguma polémica à mistura!
Para completar a sua noite positiva, "Oppenheimer" contou com o contributo das suas duas grandes estrelas - Cillian Murphy e Robert Downey Jr - que confirmaram expectativas e deram seguimento às sensações de toda a época de prémios e conquistaram, respetivamente, os prémios de Melhor Ator e Ator Secundário.
Ao contrário da luta do box-office, onde teve em "Barbie" o seu maior opositor, nos Óscares o grande rival de "Oppenheimer" foi "Pobres Criaturas" que teve na conquista do Óscar de Melhor Atriz por pare de Emma Stone a sua maior vitória. As suas outras três vitórias ocorreram em categorias técnicas: Design de Produção, Caracterização e Guarda-Roupa. Por falar em "Barbie".....Após a derrota precoce nas nomeações, também não brilhou na noite dos Óscares e só levou para casa um prémio - o de Melhor Canção Original - que é, claramente, o prémio menos cinematográfico dos Óscares. Mas deu, ainda assim, para Billie Eilish fazer história ao conquistar o seu segundo Óscar tendo menos de vinte e dois anos.
"Os Excluídos" (Melhor Atriz Secundária), "Anatomia de Uma Queda" (Melhor Argumento Original), "A Zona de Interesse" (Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Som) e "American Fiction" (Melhor Argumento Original) foram os outros candidatos ao Óscar de Melhor Filme a também ganharem um prémio, mantendo assim a tendência da Academia é distribuir prémios pelos grandes filmes do ano. Os grandes derrotados da noite foram, no entanto, as Plataformas de Streaming. A Netflix ainda conquistou o prémio de Melhor Curta (um dos prémios mais previsíveis da noite devido ao orçamento e talento) por "A Incrível História de Henry Sugar", mas ao contrário de anos anteriores, nem a Netflix, nem outras plataformas, como a Apple+, conseguiram grandes vitórias. Sim, "American Fiction" acabou por dar ao Prime Video o maior prémio da noite, mas ainda assim curto para a tendência dos últimos anos. Talvez o mais relevante seja o facto de "Maestro" (Netflix), "Napoleão" (Apple+) e "Assassinos da Lua das Flores" (Apple+) terem saído humilhados com 0 vitórias, sobretudo a obra de Martin Scorsese que em 10 nomeações não conquistou um único prémio, fazendo assim recordar o ano em que Scorsese também saiu a zeros com "Gangs of New York" que, na época, teve 13 Nomeações.
Por fim destaque para a homenagem da Academia a Hayao Miyazaki e ao Studio Ghibli com a entrega do Óscar de Melhor Animação a "O Rapaz e a Garça". É verdade que, este ano, a concorrência dos grandes estúdios de animação de Hollywood foi curta e diminuta, mas ainda assim esta vitória foi uma surpresa agradável numa noite bastante amena mas que, felizmente, não contou com grandes polémicas. Talvez a maior surpresa da noite ocorreu na categoria de Melhores Efeitos Especiais, onde a vitória coube a "Godzilla Minus One". A ausência de "Oppenheimer" dos nomeados foi a maior controvérsia da categoria, mas era expectável que as novas entregas de "Missão: Impossível" ou "Guardiões da Galáxia" conseguissem a vitória...Por fim, "20 Dias em Mariupol" foi considerado o Melhor Documentário, um Óscar político e previsível que já vinha a ser "proposto" há várias semanas.
Melhor Filme
Oppenheimer
Melhor Realizador
Christopher Nolan (Oppenheimer)
Melhor Ator Principal
Cillian Murphy (Oppenheimer)
Melhor Ator Secundário
Robert Downey Jr. (Oppenheimer)
Melhor Atriz Principal
Emma Stone (Pobres Criaturas)
Melhor Atriz Secundária
Da'Vine Joy Randolph (Os Excluídos)
Melhor Argumento Original
Anatomia de uma Queda
Melhor Argumento Adaptado
American Fiction
Melhor Filme Estrangeiro
A Zona de Interesse (de Jonathan Glazer, Reino Unido)
Longa-metragem de Animação
O Rapaz e a Garça
Melhor Curta-Metragem de Animação
War Is Over! Inspired by the Music of John & Yoko
Melhor Montagem
Oppenheimer
Melhor Fotografia
Oppenheimer
Melhor Som
A Zona de Interesse
Design de Produção
Pobres Criaturas
Melhor Caracterização
Pobres Criaturas
Melhor Guarda-Roupa
Pobres Criaturas
Melhores Efeitos Visuais
Godzilla Minus One
Melhor Curta-Metragem
A Incrível História de Henry Sugar
Melhor Documentário
20 Dias em Mariupol (Mstyslav Chernov, Michelle Mizner e Raney Aronson-Rath)
Melhor Curta-Metragem Documental
The Last Repair Shop
Melhor Banda-Sonora Original
Oppenheimer
Melhor Canção Original
What Was I Made For (Barbie)
Melhor Som
A Zona de Interesse
0 Comentários