Os 10 Melhores Filmes Estreados em 2018 Para o Portal Cinema

Estamos na reta final de 2018 e, por isso, está na altura de escolher os Melhores Filmes Estreados em Portugal em 2018. Esta lista versa portanto apenas sobres os filmes que estrearam nas salas de cinema portuguesas entre Janeiro e Dezembro de 2018, não estando por isso incluídos os filmes de 2018 que vão estrear em 2019, ou os filmes de 2018 que nem sequer vão passar pelas nossas cinemas. Pela primeira vez também incluímos nesta lista os filmes lançados, em exclusivo, na Netflix Portugal!


1 - The Shape of Water/ A Forma de Água - CRÍTICA


Justo vencedor do Óscar de Melhor Filme do ano de 2017, "The Shape of Water" só chegou a Portugal em 2018 mas criou impacto. Este belo trabalho de Guillermo del Toro marcou os Estados Unidos da América em 2017, mas marcou o Primeiro Semestre de 2018 em Portugal! Belíssimo

2 - Three Billboards Outside Ebbing, Missouri/ Três Cartazes à Beira da EstradaCRÍTICA

Mais um peso peado de 2017 que só chegou a Portugal em 2018. Um fantástico thriller repleto de qualidade em todos os seus elementos, nomeadamente na sua protagonista: a experiente Frances McDormand.


3 - BlindspottingCRÍTICA

Um dos primeiros grandes filmes de 2018 e uma das maiores surpresas independentes do ano! Não teve grande reprecursão nas salas de cinema portuguesas nem,, já agora, nas norte-americanas mas é, sem dúvida, uma pérola. Pena é que não tenha tido a alavanca mediática para conquistar um lugar na época de prémios, mas aqui fica a nossa menção!

4 - A Star is Born/ Assim Nasce Uma EstrelaCRÍTICA

Pode ou não vencer o Óscar de Melhor Filme, mas é sem dúvida O FILME de 2018! Arrasou nas Bilheteiras. Arrasou a Imprensa. Mas acima de tudo arrasou Corações. Embora não seja um típico filme todo o terreno como os três primeiros desta lista, foi sem dúvida um dos filmes mais marcantes deste ano e merece todo o sucesso que já conquistou e que ainda conquistará. Uma palavra também para Lady Gaga: WOW. A sua performance é tão surpreendente como o filme, ficando apenas atrás do impacto causado pela principal música original do filme: Shallow. Esta ficará no ouvido durante anos! Tell Me Something Boy.....
5 - Call Me By Your Name/ Chama-me Pelo Teu NomeCRÍTICA

Por falar em música.....Vénias da nossa parte para a grande banda sonora de "Call Me By Your Name". Este filme foi a grande surpresa indie de 2017 (que chegou tarde e a más horas a Portugal), não só pela sua grande banda sonora, mas também pelo seu belo argumento e pelo seu grande elenco. Uma grande história de amor que nos faz aguardar ansiosamente pela sequela

6 - Roma

Estreia da Netflix nos Tops do Ano do Portal Cinema! "Roma" é um belo trabalho de Alfonso Cuáron e, sem dúvida, um dos melhores filmes de 2018. O facto de ser uma obra exclusiva de Netflix prejudicou um pouco o seu mediatismo, mas estamos efetivamente perante uma história profunda e muito bem explorada.
7 - A Quiet Place/ Um Lugar SilenciosoCRÍTICA

Pese embora as tentativas honrosas de "Hereditary" e "Revenge" (Ver Menção Honrosa), " A Quiet Place" termina 2018 como o Melhor Filme de Terror para o Portal Cinema. É certo que não tem uma grande Toni Collette nem um estilo corajosamente gore, mas tem um grande nível geral. E tudo começou com um grande conceito que, tendo sido bem aplicado, gerou um filme de elevado nível. 
8 - The Death of Stallin/ A morte de EstalineCRÍTICA

E se "A Quiet Place" é o Melhor Filme de Terror, "The Death of Stallin" é a Melhor Comédia. E não é só para o Portal Cinema, já que o mundo do cinema em unânime em louvar esta original comédia que explora com humor e criatividade uma situação histórica!

9 - Collete CRÍTICA

Chegou tarde a Portugal, mas ainda chegou bem a tempo de entrar nesta lista. Passou pelos pingos da chuva, mas é efetivamente um grande filme que marca o regresso à forma de Keira Knightley. Não é propriamente um título, mas foi sem dúvida o Melhor Drama Histórico a estrear em Portugal em 2018. Se "The Favourite" tivesse nos chegado em 2018, talvez não diria o mesmo...

10 - BlacKKKlansmanCRÍTICA

Foi o primeiro sério candidato ao Óscar de Melhor Filme a estrear em Portugal e ainda está na corrida! Este trabalho de Spike Jones pode não ser a obra prima que se esperava, mas é um profundo retrato sobre o confronto racial nos Estados Unidos e, embora aborde uma história do passado, ainda passa mensagens bem atuais!

Menção Honrosa - Revenge e HereditaryCRÍTICA

Já falamos de "Revenge" e "Hereditary" quando falamos de "A Quiet Place" e seria injusto não falarmos destes dois filmes. São ambos surpresas indies e são ambos obras corajosas. É certo que "Hereditary" teve mais repercussão mediática, muito por culpa de uma grande Toni Collette que poderá ainda chegar aos Óscares, mas nenhum filme em 2018 utilizou tão bem o gore como "Revenge" e isso merece uma menção honrosa. 

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>