Foram milhares os filmes que, em 2022,chegaram a Portugal,seja pela via tradicional das salas e cienma, seja pelo streaming ou pelas dezenas de festivais que se realizaram no nosso paÃs. Como já é tradições chegou a altura de selecionar aqueles que, para o Portal Cinema, foram os melhores filmes do ano.
Belfast
É certo que é um filme de 2021, mas só chegou a Portugal em Fevereiro de 2022, tendo sido um dos últimos grandes candidatos aos Óscares a chegar à s salas de cinema. Pode não ter ganho o Óscar de Melhor Filme, mas o Óscar de Melhor Argumento Original é uma prova da sua qualidade. Tão dramáticamente poderoso como emocionalmente imprevisÃvel, "Belfast" é, sem dúvida, um drama cheio de força e vitalidade que, numa época em que o Brexit reabriu velhas feridas na Irlanda do Norte, conquista um novo espaço de referência e interesse. Para além de uma direção intimista, de um enredo avassalador e de uma banda sonora eclética liderada pelas sonoridades de Van Morrison, "Belfast" conta também com um elenco de excelência (sim, até Jamie Dornan).
O Menu
Drive My Car
Baseado no celebrado conto homónimo de Haruki Murakami, um dos autores japoneses mais celebrados da sua geração, "Drive My Car" foi o filme surpresa da época de prémios passada, nomeadamente dos Óscares, onde conquistou o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. Também chegou a Portugal algo "tarde", mas cumpriu e fez o mesmo que noutros mercados, ou seja, deixou a sua marca positiva no calendário cinematográfico.
Nitram
Seleção oficial do Festival de Cannes em 2021, "Nitram" foi uma das surpresas do ano em Portugal. Quase um ano após a sua estreia em França, esta obra de Justin Kurzel lá chegou aos nossos cinemas e...passou despercebida. Mas este é, sem dúvida, um filme merecedor de toda a atenção.
Os Inocentes
Realizado por Eskil Vogt, cineasta norueguês que é mais conhecido pelo seu trabalho de guionista em obras como o aclamado "The Worst Person in the World" ou no filme de terror "Thelma", "The Innocents" apresenta uma trama muito curiosa e acabou por sobressair como um dos melhores filmes de terror do ano.
Os Fabelman
Entre Facas e Segredos 2
"Entre Facas e Segredos 2"| "Glass Onion: A Knives Out Mystery" deve sempre ser encarado com um sucesso. O elenco é sólido, assim como a história. Rian Johnson também volta a mostrar a sua mestria e prova que a Netflix acertou em cheio ao apostar muitos milhões numa saga dedicada a este produto.
Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo
É curioso e bizarro, podendo ser a grande surpresa dos Óscares em 2023, sobretudo na categoria de Melhor Filme. "Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo" | "Everything Everywhere All at Once" tem acumulado distinções nos Estados Unidos e, recentemente, o New York Times fez questão de o apontar ao tÃtulo principal dos prémios da Academia. Ao misturar drama, comédia e ficção cientÃfica, sendo quase uma espécie de Dr Strange indie, esta obra de Daniel Kwan e Daniel Scheinert conta-nos uma história fantástica que desafia até os melhores produtos da Marvel ou DC.
Barbarian
O Acontecimento
Terminamos com "O Acontecimento", filme francês que conquistou o Festival de Veneza em 2021 e que acabou por não brilhar tanto como seria expectável. Em todo o caso é de facto uma obra de luxo e um dos melhores dramas do ano.
0 Comentários