20 Potenciais Candidatos ao Óscar de Melhor Filme em 2023 - 1ª Parte

 


A época de prémios está a entrar na sua fase inicial, mas a maior parte dos candidatos que farão parte da corrida aos principais prémios já foram exibidos nos cinemas, streaming e em festivais um pouco por todo o mundo. A esta altura já a imprensa ( e em vários casos o grande público) já teve acesso aos principais filmes do ano e, por isso, hoje o Portal Cinema dá a conhecer 20 Candidatos ao Óscar de Melhor Filme em 2023. Nesta primeira parte focamos a nossa atenção em 10 filmes já com uma rodagem considerável no circuito comercial ou que, embora ainda sem grandes exibições públicas, têm um hype tão considerável que, seguramente, farão parte da vindoura época de prémios, nomeadamente nas corridas aos prémios de Melhor Filme, incluíndo o Óscar. 

The Fabelmans

"Os Fabelmans" | "The Fabelmans" é, porventura, o filme mais pessoal de Steven Spielberg, já que é baseado na sua infância. Este drama chega no final de Dezembro aos cinemas nacionais e tem conquistado por onde tem passado, aliás entre as suas conquista está o Prémio do Público do Festival de Toronto. Centrado nos primeiros anos de Spielberg, "Os Fabelmans" baseia-se na paixão de infância do realizador pelo cinema e na dinâmica familiar que marcou o seu trabalho. Um drama semi-biográfico, em que o realizador reflete sobre as experiências que o tornaram no cineasta que conhecemos, numa história baseada em sua infância no Arizona. É protagonizado por Michelle Williams, Paul Dano e Seth Rogen, entre outros atores.


Avatar: The Way of Water

Lançado em 2009, "Avatar", de James Cameron, tornou-se num sucesso crítico e comercial. Até ao dia de hoje permanece como o campeão de bilheteiras nos Estados Unidos e no Mundo e, embora tenha falhado o Óscar de Melhor Filme no seu ano para "The Hurt Locker", "Avatar" deixou uma profunda marca no mundo do cinema. Realizado por James Cameron nesta sequela teremos o regresso de muitos dos protagonistas do primeiro filme, como Zoe Saldana, Sam Worthington, Sigourney Weaver ou Stephen Lang, aos quais se juntarão Edie Falco, Jemaine Clement e Kate Winslet. A história da sequela decorre uma década após os acontecimentos do primeiro filme e conta a história da família Sully (Jake, Neytiri e os seus filhos), os seus problemas, as longas distâncias que vão percorrer para se manterem a salvo, as batalhas que lutam para se manterem vivos, e as tragédias que suportam.


Elvis

Realizado por Baz Luhrmann, "Elvis" estreou no Festival de Cannes, onde foi bem recebido pela imprensa presente no evento. Já estreado em Portugal e já disponível na HBO Max, "Elvis" é uma cinebiografia do famoso cantor Elvis Presley bem ao estilo excêntrico de Baz Luhrmann que, em mais detalhe, irá explora a vida e a música de Elvis Presley sob o prisma da complicada relação com o seu enigmático agente, "Colonel" Tom Parker. A história mergulha na complexa dinâmica entre Presley e Parker ao longo de 20 anos, desde o início da carreira de Presley até ao seu estrelato sem precedentes, contrastando com as mudanças culturais e a perda da inocência da América. Embora elogiado, "Elvis" tem vindo a perder fôlego, mas permanece como um forte candidato. 


The Whale

"The Whale"/ "A Baleia" é o novo filme do elogiado cineasta Darren Aronofsky. Estreou no Festival de Veneza, onde foi recebido com muitos aplausos, e desde então tem estado nas bocas do mundo. Em  E um dos maiores falatórios diz respeito ao seu ator principal. Este é nada mais, nada menos, que Brendan Fraser, famoso astro da trilogia original "A Mumia" e que, desde então, caiu em desgraça em Hollywood. Mas Fraser parece que está pronto a fazer o seu regresso aos grandes palcos de Hollywood com esta produção dramática de Aronofsky. "The Whale" só chegará aos cinemas norte-americanos em Dezembro, mas em Portugal já passou pelo LEFFEST. Só chegará em Março de 2023 aos cinemas nacionais. Certo é que promete ser já um dos grandes filmes do ano. O filme conta a história de Charlie, um homem que abandonou a família para ter um relacionamento com outro homem. Agora, com 52 anos, Charlie tenta reconciliar-se com a filha de 17 anos, isto após ter engordado mais de 200 quilos durante o luto pela morte de seu namorado.


"The Woman King" | "A Mulher Rei" é um épico histórico protagonizado por Viola Davis que, nesta obra inspirada em factos reais, interpreta Nanisca, general de um exército militar feminino que, juntamente com a sua filha, embarca numa guerra desigual contra o Reino de França que, entre os séculos XVIII e XIX, lançou uma campanha expansionista em África com o intuito de conquistar vários reinos e escravizar a sua população. Lashana Lynch, Sheila Atim, Adrienne Warren, Jayme Lawson e Hero Fiennes-Tiffin também integram o elenco deste épico que, como já deu para perceber, explora uma poderosa história africana que apela ao feminismo e que a maior parte do mundo ocidental deverá desconhecer. Já em exibição nos cinemas nacionais, "A Mulher Rei" é um forte candidato pela sua história, cinematográfica, mas sobretudo pela grande performance (mais uma) de Viola Davis.

The Banshees of Inisherin

"The Banshees of Inisherin" é um drama protagonizado por Colin Farrell e Brendan Gleeson que teve a sua estreia mundial em Setembro, no Festival de Veneza. Já chegou também em Outubro aos cinemas norte-americanos, estando a sua estreia nacional agendada para 2023. Martin McDonagh realiza este projeto, cuja trama nos transporta até à Irlanda e gira em torno dos amigos de longa data Pádraic (Farrell) e Colm (Gleeson), que se vêm envolvidos num impasse quando Colm põem um fim à amizade de ambos.  Pádraic, com o apoio da irmã e por um jovem residente da ilha, luta para reparar o relacionamento, recusando-se a aceitar um não como resposta. 


Everything Everywhere All at Once 

É curioso e bizarro, podendo ser a grande surpresa dos Óscares em 2023, sobretudo na categoria de Mehor Filme. "Everything Everywhere All at Once" tem acumulado destinções nos Estados Unidos e, recentemente, o New York Times fez questão de o apontar ao título principal dos prémios da Academia. Ao misturar drama e e ficção científica, sendo quase uma espécie de Dr Strange indie, esta obra de  Daniel Kwan e Daniel Scheinert conta a história de uma já idosa emigrante chinesa (interpretada pela veterana Michelle Yeoh) que, perante uma ruptura interdimensional que provoca uma crise na realidade, tem de se assumir como uma inesperada heroína e usar os seus novos poderes para lutar contra os perigos bizarros do multiverso. Um dado curioso é que, só nos Estados Unidos,  "Everything Everywhere All at Once" já quadriplicou em receitas o seu orçamento.

Empire of Light

Realizado por Sam Mendes, "Empire of Light" pode surgir como a grande surpresa do ano. O filme narra uma história de amor ambientada nos Cinemas Empire, uma bela e clássica sala de cinema localizada na costa britânica. Uma das intervenientes desta história é Hilary (Olivia Colman) que, nos Anos 80, assume a gerência da sala numa época conturbada, já que estamos em 1981, altura em que a recessão britânica causa desemprego e racismo gratuito. Ao seu lado, outros empregados: um gerente mal-humorado e pomposo, Sr. Ellis (Colin Firth), o dedicado projecionista Norman (Toby Jones) e os assistentes de sala Neil (Tom Brooke) e Janine (Hannah Onslow), Hilary vai sobrevivendo, mas entra cada vez mais num profundo estado de solidão e tristeza. É então que o Cinema Empire  contrata um novo vendedor de bilhetes, Stephen (Micheal Ward), um jovem negro que tem uma conexão instantânea com Hilary. Já em exibição no Reino Unido, "Empire of Light" presta homenagem ao amor, mas sobretudo à magia do cinema. Conseguirá conquistar Hollywood?

Babylon

Olivia Wilde, Spike Jonze, Phoebe Tonkin, Tobey Maguire, Margot Robbie, Brad Pitt, Diego Calva, Jovan Adepo, Li Jun Li e Katherine Waterston integram o elenco de "Babylon", drama que presta uma homenagem à Era de Ouro de Hollywood. O aclamado Damien Chazelle, realizador de "La La Land", comanda este projeto, cuja história também foi escrita por si. A trama transporta-nos até ao final dos Anos 20, durante a transição da indústria do cinema dos filmes mudos para os filmes com som, sendo que "Babylon" irá explorar a ascensão e queda de várias estrelas do cinema, um pouco como aconteceu com "The Artist". "Babylon" só chegará aos cinemas norte-americanos na última semana do ano, mas quer pelo elenco, quer pelo seu realizador, podemos já esperar grandes coisas deste projeto.


Glass Onion: A Knives Out Mystery

Após um investimento de mais de quatrocentos milhões de dólares, a Netflix prepara-se para lançar em breve "Glass Onion: A Knives Out Mystery", sequela de "Knives Out’ que será apenas o primeiro de vários volumes que a Netflix tem preparada para rentabilizar a saga. Com estreia prevista para 23 de Dezembro na Netflix, "Glass Onions" traz Edward Norton, Dave Bautista, Kate Hudson, Leslie Odom Jr., Kathryn Hahn e Janelle Monáe a um elenco estrelar que é liderado por Daniel Craig, único ator do filme original a regressar e que irá reprisar o papel do detetive Benoit Blanc que, desta vez, viaja até a Grécia para investigar um mistério envolvendo um novo grupo de suspeitos excêntricos. Rian Johnson realizou este projeto ( e realizará os próximos), tendo também criado o seu argumento. A presença nesta lista pode ser vista como "tiro no escuro", mas se tiver tanta qualidade como o primeiro...a nomeação é uma forte possibilidade.



Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>