Com 7 vitórias, “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo” foi o maior vencedor da 95º Edição dos Óscares que, infelizmente, não ficou para a história do cinema português, já que “Ice Merchants”, de João Gonzalez, não conquistou o Óscar de Melhor Curta de Melhor Animação, mas como o próprio Gonzalez referiu já a nomeação foi importante e, nesta época de prémios, fica para a história esta sua nomeação e a conquista do prémio Annie.
Quanto aos Óscares, “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo” foi rei e senhor numa noite onde a grande surpresa aconteceu na categoria de Melhor Canção Original coma vitória da música de “RRR” em detrimento da mais popular “Lift Me Up” de Rihanna que, após o hype da sua performance na SuperBowl, era vista como a favorita ao prémio. De resto, a 95ª Edição não trouxe mais grandes surpresas, mas poucos esperariam (incluindo nós) que “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo” fosse conquistar sete estatuetas. O último filme a conquistar mais de seis prémios foi “Gravity” em 2013 e,dez anos depois, outro filme voltou a quebrar a barreira e foi uma das maiores surpresas indie. Para além do Óscar de Melhor Filme conquistou também os Óscares de Melhor Atriz, Realizador, Atriz Secundária, Ator Secundário, Argumento Original e Edição. Talvez o mais inesperado tenha sido o de Melhor Edição, mas todas as outras categorias eram expectáveis tendo em conta a excelente época de prémios que teve, no entanto, mantínhamos esperança por algumas vitórias de “Os Espíritos de Inisherin” que acabaram por não acontecer e uma das melhores obras de 2022 acabou mesmo por sair sem nenhuma conquista.
Também um dos filmes mais nomeados da 95ª Edição, “All Quiet on the Western Front” não teve uma noite tão boa como “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”, mas acabou ainda assim por ser o segundo grande vencedor da noite ao conquistar os Óscares de Melhor Filme Estrangeiro, Fotografia, Design e Banda Sonora, esta última também considerada uma pequena surpresa já que muitos esperariam que John Williams fosse conquistar o seu sexto Óscar por “Os Fabelman” (que também saiu dos Óscares sem qualquer prémio). A fechar o Top3 dos filmes mais premiados da noite ficou o surpreendente “A Baleia” que, apesar de não ter conquistado a nomeação ao Óscar de Melhor Filme, acabou por ser um dos grandes vencedores da noite com as conquistas nas categorias de Melhor Ator e Caracterização.
Entre os nomeados ao Óscar de Melhor Filme e para além de “Os Espíritios de Inisherin” e “Os Fabelman”, também “Elvis”, “Tár” e “O Triângulo da Tristeza” saíram sem nenhuma vitória, já “A Voz das Mulheres” venceu o Óscar de Melhor Argumento Adaptado, “Avatar: O Caminho da Água” o Óscar de melhores Efeitos Especiais e “Top Gun: Maverick” o Óscar de Melhor Som. Tendo em conta o facto de cinco filmes dos dez nomeados terem saído sem qualquer Óscar fica a pergunta de como é que foi possível “A Baleia” ter falhado a nomeação, facto que causou tanta surpresa quando o anuncio foi feito.
Nas categorias menos “mediáticas” há que destacar as mais que esperadas vitórias de “Pinóquio de Guillermo Del Toro” e “Navalny” nas categorias de Melhor Animação e Documentário respetivamente. Um destaque para a Netflix que, parecendo que não, conquistou seis prémios (cinco de forma direta e um de forma indireta), superando assim as suas rivais que, este ano, quase não tiveram representação na cerimónia, já que a Apple+ (grande vencedor de 2022) e a Amazon Prime não conquistaram sequer uma nomeação e a Disney+ perdeu todas as nomeações. A HBO acabou por conquistar o Óscar de Melhor Documentário (tinha 3 em 5 hipóteses de o conseguir).
Melhor Filme
Everything Everywhere All at Once
Melhor Realizador
Daniel Kwan and Daniel Scheinert, "Everything Everywhere All at Once"
Melhor Ator
Melhor Atriz
Michelle Yeoh por "Everything Everywhere All at Once"
Atriz Secundária
Jamie Lee Curtis, "Everything Everywhere All at Once"
Ator Secundário
Ke Huy Quan, "Everything Everywhere All at Once"
Argumento Adaptado
Women Talking
Argumento Original
Everything Everywhere All at Once
Filme Estrangeiro
All Quiet on the Western Front
Animação
Guillermo del Toro’s Pinocchio
Documentário
Navalny
Efeitos Especiais
Canção Original
"Naatu Naatu" de RRR
Banda Sonora
All Quiet on the Western Front
Fotografia
All Quiet on the Western Front
Som
Top Gun: Maverick
Caracterização
The Whale
Direção Artística
All Quiet on the Western Front
Edição
Everything Everywhere All at Once
Curta-metragem de Animação
The Boy, the Mole, the Fox and the Horse
Curta-metragem
An irish Goodbye
Curta-metragem Documental
The Elephant Whisperers
0 Comentários