É fã de séries de mistério que envolvam crimes ou acasos macabros? Este tipo de thrillers televisivos estão muito na moda e, como é óbvio, os serviços de streaming têm muita oferta para si. Para além de várias séries clássicas e já muito conhecidas que até já foram ou estão a ser exibidas em canal aberto ou nos canais por cabo, as plataformas de streaming Netflix e HBO têm no seu catálogo várias séries exclusivas e/ou originais deste género para descobrir. Artigo Atualizado a 31 de Dezembro 2021
Vamos começar pela Netflix que, atualmente, é a plataforma preferida dos portugueses. O ano de 2021 trouxe várias novas séries deste género, como a francesa "Lupin" à cabeça. Protagonizada por Omar Sy, "Lupin" já tem duas temporadas. Mas se procura algo com maior proximidade ao crime e ao mistério, então temos que recomendar algumas séries menos conhecidas, mas igualmente interessantes. É o caso da série britânica "Behind Her Eyes", um original da Netflix que mereceu muitos aplausos e onde seguimos uma mãe solteira que entra num retorcido mundo de jogos psicológicos entre um caso amoroso com o seu chefe psiquiatra e uma amizade secreta com a misteriosa mulher dele. Oriunda do Luxemburgo também poderá encontrar na plataforma "Capitani". Esta é uma série com alguma influência portuguesa e que nos transporta até uma aldeia do Luxemburgo, onde os segredos são bem guardados, o inspector Luc Capitani investiga a morte misteriosa de uma jovem de 15 anos.
-
Cidade Invisível |
Se procura mistério e crime com uma relação sobrenatural, então a série original brasileira "Cidade Invisível" é a ideal para si! Esta obra de fantasia e mistério tem sido muito elogiada e pode cimentar o crescimento das produções brasileiras na Netflix. Também dentro da temática sobrenatural sugerimos a série alemã "Dark", uma das séries mais elogiadas da plataforma e cuja última temporada foi muito aplaudida em todo o mundo! Embora já cancelada pela Netflix, a série britânica "The Irregulars", que apenas tem uma temporada de apenas oito episódios, poderá também convencer qualquer fã de Sherlock Holmes, já que a trama da série é inspirada na saga literária criada por Sir Arthur Conan Doyle. Uma outra série criminal recente que tem mexido com os fãs é "Who Killed Sara?", cujas duas temporadas já disponíveis têm provocado muitas surpresas!
Entre as séries mais antigas poderá descobrir na Netflix alguns projetos já icónicos, como "Alice in Boderland", "Mindhunter", "Ozark", "The OA", "The Stranger", "Unbelievable" ou "Safe", bem como as minisséries "Unbelievable" (Inspirada num Caso Real) ou as minisséries internacionais "The Forest", "Quicksand" e "Parfum", todas elas com premissas verdadeiramente intrigantes que dão azo a grandes histórias. Poderá também recordar uma das primeiras grandes séries criminais da Netflix: "The Sinner". Com três temporadas, "The Sinner" segue a história de um inspetor atormentado que procura respostas sobre crimes desconcertantes, enquanto luta com os seus próprios demónios. Um outro destaque presente no catálogo da Netflix é a série espanhola "Alta Mar", onde seguimos a história de duas irmãs que descobrem segredos familiares perturbadores após uma série de misteriosas mortes a bordo de um luxuoso navio que viaja de Espanha para o Brasil nos Anos 40.
Nem só dos Estados Unidos e Reino Unido chegam grandes séries criminais. Estão disponíveis na Netflix várias produções de qualidade oriundas de países da Europa de Leste que poderão surpreender. A mais conhecida é a série polaca "Morte no Bosque" de 2020. Nesta série vemos que provas encontradas no cadáver de uma vítima de homicídio convencem um procurador de que a sua irmã desaparecida há 25 anos pode ainda estar viva. De 2018 há também duas séries polacas que poderão surpreender: "Znaki" e "Lodo", ambas com tramas criminais muito sombrias e misteriosas! Também a França tem alguns projetos deste género de qualidade, como "The Chalet" ou "The Break". As mais conhecidas (e melhores) séries francesas deste género são, no entanto, "A Mantis" e "Gelados". Nesta última, por exemplo, seguimos o investigador Martin Servaz que começa a perseguir um perverso assassino em série após um achado macabro numa montanha dos Pirenéus franceses.
Lupin |
Não é uma série original, mas sim exclusiva da Netflix, mas o final de 2021 trouxe à plataforma a aclamada produção dinamarquesa "The Chestnut Man" do mesmo criador da versão original da série "The Killing". A sua história começa quando, numa cena do crime, é encontrada uma figura feita de castanhas. Com esta pista assustadora, dois detetives procuram um assassino ligado ao desaparecimento da filha de uma ministra. Entre obras não originais da Netflix, mas exclusivas da plataforma podemos, ainda, destacar a minissérie "Colateral" que tem a aclamada atriz Carey Mulligan como protagonista. Entre os destaques britânicos há, ainda, que realçar "The Stranger", minissérie protagonizada por Richard Armitage. A série começa quando uma desconhecida faz uma afirmação chocante sobre a esposa de Adam Price e este pai de família vê-se envolvido num mistério enquanto procura respostas.
O final de 2021 trouxe à Netflix uma série original da plataforma muito elogiada. Trata-se de "Stay Close". Quando Carlton Flynn desaparece exatamente 17 anos após outro jovem, Stewart Green, os que os rodeiam são arrastados para uma série de acontecimentos que lhes vira as vidas do avesso.
Mas se gosta de séries documentais criminais, então também temos algumas para lhe recomendar. Em 2021 já chegaram à Netflix séries originais deste género bastante mediáticas, como "Crime Scene: The Vanishing at the Cecil Hotel", "Crime Scene: The Times Square killer" ou "Night Stalker" sobre crimes e mistérios verídicos. É claro que nesta onda documental também tem que ver "Unsolved Mysteries", um reboot da famosa série documental norte-americana que apresenta vários mistérios intrigantes. Já no Portal Cinema abordamos algumas séries documentais muito boas, como "Gregory", "Carmel: Who Killed Maria Marta" e "Os Crimes de Alcàsser". Neste campo destacamos também as séries "The Yorkshire Ripper", "This is a Robbery","The Innocence Files", "The Innocent", "Under Suspicion: Uncovering the Wesphael Case", "Sophie: A Murder in West Cork"
Baseada num caso real, "Manhunt: Unabomber" é também uma série que não pode perder nesta plataforma. Este projeto mostra-nos como, perante novas provas e um público cada vez mais assustado, o FBI recrutou os serviços de um novo tipo de analista para ajudar a apanhar o infame Unabomber, um dos assassinos mais infames dos Estados Unidos. Embora não seja baseado em factos reais, como "Manhunt: Unabomber", "Bloodline" é também uma das séries mais elogiadas da Netflix no que este género diz respeito. Com três temporadas completas, "Bloodline" mostra o que acontece quando a ovelha negra de uma respeitada família ameaça expor segredos negros do seu passado. Por fim há que destacar a magistral "You", cuja terceira temporada chegou à Netflix em Outubro de 2021, e que, ao contrario da maior parte das séries mencionadas, explora na primeira pessoa as ações de um serial killer psicopata.
Mare of Easttown |
0 Comentários