Ticker

6/recent/ticker-posts

As Melhores Séries Originais de Mistério Com Crimes à Mistura Para Ver Já Hoje na Netflix e na HBO

É fã de séries de mistério que envolvam crimes ou acasos macabros? Este tipo de thrillers televisivos estão muito na moda e, como é óbvio, os serviços de streaming têm muita oferta para si. Para além de várias séries clássicas e já muito conhecidas que até já foram ou estão a ser exibidas em canal aberto ou nos canais por cabo, as plataformas de streaming Netflix e HBO têm no seu catálogo várias séries exclusivas e/ou originais deste género para descobrir. Artigo Atualizado a 4 de Julho


Lupin


Vamos começar pela Netflix que, atualmente, é a plataforma preferida dos portugueses. 2021 trouxe várias séries deste género, como a francesa "Lupin" à cabeça que até já tem uma segunda temporada. Mas se procura algo com maior proximidade ao crime e ao mistério, então temos que recomendar alguns programas já estreados este ano. É o caso da série britânica "Behind Her Eyes", um original da Netflix que tem merecido muitos aplausos e onde seguimos uma mãe solteira que entra num retorcido mundo de jogos psicológicos entre um caso amoroso com o seu chefe psiquiatra e uma amizade secreta com a misteriosa mulher dele. Oriunda do Luxemburgo também está disponível na plataforma a série "Capitani". Esta é uma série com alguma influência portuguesa e que nos transporta até uma aldeia do Luxemburgo, onde os segredos são bem guardados, o inspector Luc Capitani investiga a morte misteriosa de uma jovem de 15 anos.


Cidade Invisível 


Se procura mistério e crime com uma relação sobrenatural, então a série original brasileira "Cidade Invisível" é para si! Esta obra de fantasia e mistério tem sido muito elogiada e pode cimentar o crescimento das produções brasileiras na Netflix. Também dentro da temática sobrenatural temos a série alemã "Dark", uma das séries mais elogiadas da plataforma e cuja última temporada foi muito aplaudida em todo o mundo! Embora já cancelada pela Netflix, a série britânica "The Irregulars", que apenas tem uma temporada de apenas oito episódios, poderá convencer qualquer fã de Sherlock Holmes, já que a trama da série é inspirada na saga literária criada por Sir Arthur Conan Doyle. Uma outra série criminal recente que tem mexido com os fãs é "Who Killed Sara?", cujas duas temporadas já disponíveis têm provocado muitas surpresas!

Mais antigas pode descobrir na Netflix séries de mistério como "Alice in Boderland", "Mindhunter", "The Stranger", "Unbelievable" ou "Safe", bem como as minisséries "Collateral""The Forest", "Quicksand"  e "Parfum". Poderá também recordar uma das primeiras grandes séries criminais da Netflix: "The Sinner". Com três temporadas esta aclamada série segue a história de um inspetor atormentado que procura respostas sobre crimes desconcertantes, enquanto luta com os seus próprios demónios. Também a espanhola "Alta Mar" apresenta algum mistério e promete prender a atenção dos espectadores com a história de  duas irmãs que descobrem segredos familiares perturbadores após uma série de misteriosas mortes a bordo de um luxuoso navio que viaja de Espanha para o Brasil nos Anos 40.

Nem só dos Estados Unidos e Reino Unido chegam grandes séries criminais. Estão disponíveis na Netflix várias produções de qualidade oriundas de países da Europa de Leste que poderão surpreender. A mais conhecida é a série polaca "Morte no Bosque" de 2020. Nesta série vemos que provas encontradas no cadáver de uma vítima de homicídio convencem um procurador de que a sua irmã desaparecida há 25 anos pode ainda estar viva. De 2018 há também duas séries polacas que poderão surpreender: "Znaki" e "Lodo", ambas com tramas criminais muito sombrias e misteriosas! Também a França tem alguns projetos deste género de qualidade, como "The Chalet" ou "The Break". As mais conhecidas (e melhores) séries francesas deste género são, no entanto, "A Mantis" e "Gelados", onde o investigador Martin Servaz persegue um perverso assassino em série após um achado macabro numa montanha dos Pirenéus franceses.

Mas se gosta de séries documentais criminais, então também temos algumas para lhe recomendar. Em 2021 já chegaram à Netflix séries originais deste género bastante mediáticas, como "Crime Scene: The Vanishing at the Cecil Hotel" ou "Night Stalker" sobre crimes e mistérios verídicos. É claro que nesta onda documental também tem que ver "Unsolved Mysteries", um reboot da famosa série documental norte-americana que apresenta vários mistérios intrigantes. Já no Portal Cinema abordamos algumas séries documentais muito boas, como "Gregory", "Carmel: Who Killed Maria Marta" e "Os Crimes de Alcàsser". Neste campo destacamos também as séries "The Yorkshire Ripper", "This is a Robbery","The Innocence Files", "The Innocent", "Under Suspicion: Uncovering the Wesphael Case" ou "Sophie: A Murder in West Cork". 

Baseada num caso real, "Manhunt: Unabomber" é também uma série que não pode perder nesta plataforma. Este projeto mostra-nos como, perante  novas provas e um público cada vez mais assustado, o FBI recrutou os serviços de um novo tipo de analista para ajudar a apanhar o infame Unabomber, um dos assassinos mais infames dos Estados Unidos. Embora não seja baseado em factos reais, como  "Manhunt: Unabomber", "Bloodline" é também uma das séries mais elogiadas da Netflix no que este género diz respeito. Com três temporadas completas, "Bloodline" mostra o que acontece quando a ovelha negra de uma respeitada família ameaça expor segredos negros do seu passado. Por fim há que destacar a magistral "You", cuja terceira temporada chegará à Netflix em Outubro, e que, ao contrario da maior parte das séries mencionadas, explora na primeira pessoa as ações de um serial killer psicopata. 


The Undoing

A HBO é outra das plataformas favoritas dos portugueses e tem também uma vasta seleção de séries de mistério e criminais. Uma das mais aclamadas é a minissérie "The Undoing" com um elenco de luxo liderado por Hugh Grant e Nicole Kidman. Entre os originais da HBO claro que destacamos "Sharp Objects" e "Big Little Lies" que contam com grandes divas de Hollywood no seu elenco, como Amy Adams, Nicole Kidman, Shailene Woodley ou Reese Witherspoon. 


Mare of Easttown



Inspirado nos livros criados por J. K. Rowling, a série "C.B.Strike" é também um dos grandes destaques originais da HBO. Esta série de detetives promove muito suspense em todos os casos que o protagonista tem que resolver. Nomeada este ano aos Globos de Ouro, "The Flight Attendant" é outra série de suspense que promete intrigar, mas não se pode dizer que seja um produto para os fãs hardcore de séries criminais...A fechar as recomendações na HBO não poderíamos terminar sem falar da sombria "The Outsider" que segue a investigação do assassinato de um menino, investigação essa que ganha um twist sobrenatural....Pode ainda recuperar na HBO as icónicas temporadas da série "True Detective", um marco das séries criminais nos últimos anos.
Entre as pérolas escondidas na HBO temos que destacar a série francesa "Nox" que, apesar de só ter uma temporada, apresenta uma intriga criminal muito sagaz! Se é fã de Sherlock Holmes, a HBO disponibiliza também "Miss Sherlock", uma adaptação contemporânea e no feminino das histórias do famoso detective victoriano. 
Em Abril chegou à HBO a sublime "Mare of Easttown" com Kate Winslet. Esta estrela interpreta Mare Sheehan, uma detetive da Pensilvânia que investiga um homicídio local amo mesmo tempo que a sua própria vida se desmorona ao seu redor. Também grande destaque deve ser dado a "The Outsider" que é baseada no romance de sucesso de Stephen King e explora a investigação do homicídio de um jovem rapaz – e a força misteriosa que rodeia o caso.
Entre as séries da HBO há que realçar algumas pérolas pouco conhecidas do seu catálogo, como "The Night Of",  uma série centrada na investigação de um homicídio em Nova Iorque. A história acompanha a investigação policial, os procedimentos legais, o sistema de justiça criminal e o purgatório da Rikers Island onde o acusado aguarda julgamento. Um grande destaque também para a série documental "Pray, Obey, Kill" que explora um dos casos criminais mais polémicos da Suécia.




Enviar um comentário

0 Comentários