Quem Irá Ganhar os Óscares? A Nossa Previsão de Vencedores Em Relação a Todas as Categorias


Os vencedores da 95ª Edição dos Óscares serão conhecidos na madrugada de Domingo para Segunda e Portugal poderá fazer história e receber o seu primeiro Óscar por via de João Gonzalez e a sua curta "Ice Marchants". Mas os Óscares têm outros pontos de interesse e hoje damos a conhecer as nossas previsões para todas as categorias!


RECUPERE O NOSSO GUIA DOS ÓSCARES


Melhor Filme

The Banshees of Inisherin


Entre 10 nomeados a disputa está, neste momento, reduzida a dois: "The Banshees of Inisherin" e "Everything Everywhere All at Once". Após a surpreendente vitória de "CODA" em 2022, "Everything Everywhere All at Once" parte como favorito, até porque, no global, foi o grande vencedor da época de prémios até agora, mas não se pode menosprezar a imprevisibilidade da Academia que, este ano, poderá optar por uma opção mais segura e que, no global, deve ser encarado como o melhor filme do ano transacto pela forma como a sua simples mas altamente perspicaz história nos é contada.


Melhor Realizador

Daniel Kwan and Daniel Scheinert, "Everything Everywhere All at Once"


Daniel Kwan e Daniel Scheinert venceram o prémio do Sindicato de Realizadores que, por norma, prevê o vencedor deste Óscar, embora tenham existido no passado algumas nobres excepções, como o caso de Ben Aflleck que nem ao Prémio DGA foi nomeado, mas acabou por levar para casa o prémio de Melhor Realizador por "Argo". Mas este ano tudo parece indicar que a DGA e a Academia estarão em sintonia. 


Melhor Ator

Brendan Fraser, "The Whale"


Tal como na categoria de Melhor Filme, na de Melhor Ator a disputa centra-se em dois nomes: Brendan Fraser e Austin Butler. Este último tem conquistado a maior parte dos prémios principais, mas não se pode ignorar que a Academia tem um colégio eleitoral bastante amplo e repleto de atores que claramente se sentirão mais tentados em votar no carismático Fraser, cuja performance em "The Whale" poderá revitalizar a sua carreira. E a ser assim só podemos dizer que é justo, até porque consideramos a performance de Fraser suprior a de Butler apesar do enorme hype de que tem sido alvo. Após Aronofsky ter conseguido relançar a carreira de Mickey Rourke será que fará o mesmo com a de Brendan Fraser?


Melhor Atriz

Cate Blanchett, "Tár"


A categoria de Melhor Atriz apresenta um dilema similar a do presente na de Melhor Ator....Mas aqui parece que a lógica irá prevalecer sobre a emoção. Sim, Michelle Yeoh é o grande chamariz do surpreendente "Everything Everywhere All at Once" e é uma das suas principais valências, para além de ser uma das maiores instituições da representação sem um Óscar....Mas será isto suficiente para arrebatar num ano em que Blanchett ganhou o BAFTA e maior parte dos grandes prémios da Crítica? Sim, Yeoh venceu o SAG de Melhor Atriz, algo que torna esta disputa bastante imprevisível, no entanto, a nossa aposta vai mesmo para Cate Blanchett até porque este poderá ser o único prémio de "Tár".


Atriz Secundária

Jamie Lee Curtis, "Everything Everywhere All at Once"


Ator Secundário

Ke Huy Quan, "Everything Everywhere All at Once"


Se há categorias que parecem decididas à partida são as de Melhor Atriz e Ator Secundários. A dupla de "Everything Everywhere All at Once" deverá arrebatar os prémios e que grande justiça, se assim for, será feita à ilustre carreira de Jamie Lee Curtis. 


Argumento Adaptado

Women Talking


Se por um lado "Living" seria a escolha ideal, "Women Talking" deverá ser o vencedor, porque foi precisamente o seu argumento que levou à sua nomeação ao Óscar de Melhor Filme, algo que "Living" não conseguiu. A lógica manda que "Women Talking" seja o vencedor, mas poderá haver surpresas...mas numa era em que o feminismo está em alta em Hollywood parece óbvio que um filme que celebra a luta das mulheres recebe um dos grandes Óscares da noite.


Argumento Original

The Banshees of Inisherin


Não há muito a dizer porque tudo já foi dito na categoria de Melhor Filme. Quem vencer este Óscar ganhará também o de Melhor Filme e, por isso, uma vez mais, "The Banshees of Inisherin" e "Everything Everywhere All at Once" terão uma luta titânica entre si.


Filme Estrangeiro

All Quiet on the Western Front


Ser o únicos dos cinco nomeados a estar também nomeado ao Óscar de Melhor Filme parece ser uma clara indicação de quem é o favorito a vencer este Óscar. Embora o sublime "EO" não possa ser negligenciado (seria para nós o claro vencedor), "All Quiet on the Western Front" tem tudo para fazer a festa. 


Animação

Guillermo del Toro’s Pinocchio


O "Pinóquio" de Guillermo del Toro venceu tudo o que havia para ganhar e num ano menos bom da Disney, Pixar, Dreamworks e Illumination é, claramente, o favorito. Entre todas as previsões, esta será a mais fácil de fazer. 


Documentário

Navalny


Com o sentimento Anti-Rússia/Anti-Putin em alta em Hollywood e no Mundo,claro que um documentário sobre o maior opositor do regime russo parte como favorito. Mas fora isso, "Navalny" foi, de facto, uma das melhores obras documentais de 2022.


Efeitos Especiais

Avatar: The Way of Water


Se o Óscar de Melhor Animação é fácil de prever então o que se pode dizer do Óscar de Melhores Efeitos Especiais. "Avatar: The Way of Water" é o que é apenas e só graças aos seus efeitos especiais e, por isso, deverá repetir a façanha do primeiro filme e conquistar esta categoria. 


Canção Original

“Lift Me Up” (“Black Panther: Wakanda Forever”)


Por norma a canção mais popular interpretada por uma estrela pop igualmente popular tem conquistado o Óscar. Vejam-se os exemplos recentes de Adelle, Sam Smith ou Lady Gaga. Este ano caberá a Rhianna confirmar o favoritismo e dar uma vitória ao blockbuster “Black Panther: Wakanda Forever”.


Banda Sonora

The Fablemans


Esta será a única vitória de "Os Fabelmans" de Steven Spielberg. Parece óbvio que o lendário John Williams irá conquistar o seu sexto Óscar e mais um em parceria com Spielberg. Já uma instituição dos Óscares (para além de cinco prémios, tem também 53 nomeações), Williams deu a "Os Fabelmans" mais uma grande banda sonora que certamente será premiada pela Academia.


Fotografia

Elvis


É a categoria mais imprevisível de todas porque qualquer um dos cinco nomeados tem reais possibilidades de a conquistar. Mandy Walker ganhou o Prémio do Sindicato e foi a primeira mulher a consegui-lo, partindo assim como favorita....mas tudo pode acontecer.


Som

Avatar: The Way of Water


Caracterização

Elvis


Direção Artística

Elvis


Edição

Top Gun: Maverick


Chegamos às cinco categorias técnicas, onde os blockbusters costumam ser reis e senhores. Este ano, "Elvis" poderá intrometer-se em algumas categorias, mas "Avatar: The Way of the Water" e "Top Gun: Maverick" dividirão favoritismo.


Curta-metragem de Animação

Ice Marchants - João Gonzalez e Bruno Caetano


Por fim a categoria de Curta Meyragem de Aninação. E aqui estamos todos a torcer por "Ice Merchants", o grande representante de Portugal. Após conquistar o Annie de Melhor Curta, João Gonzalez poderá fazer história.


Curta-metragem

The Red Suitcase


Curta-metragem Documental

The Elephant Whisperers


Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>