Biografia - Liza Minnelli

Em homenagem a actriz/cantora norte-americana Liza Minelli que comemora hoje o seu 63º aniversário, o Portal Cinema dedica-lhe uma pequena biografia da sua vida.

Liza May Minnelli nasceu a 12 de Março de 1946 em plena Hollywood, a mítica região das estrelas do espectáculo. O seu nascimento foi amplamente coberto pela imprensa norte-americana porque os seus pais, Judy Garland e Vincent Minnelli, eram duas das personalidades cinematográficas mais famosas da época. Liza Minnelli fez a sua estreia no mundo do espectáculo aos 14 meses de vida, ao aparecer por breves momentos numa cena do filme "In the Good Old Summertime", protagonizado pela sua mãe. Quinze anos depois desta sua aparição, Minnelli iniciou verdadeiramente a sua carreira artística ao participar no musical da Broadway "Best Foot Forward". Após ter recebido críticas muito positivas pelo seu desempenho, Minnelli iniciou outra participação num musical da Broadway, intitulado "Flora, the Red Menace". A sua prestação neste musical valeu-lhe o seu primeiro grande prémio, um Tony de Melhor Actriz. Em 1978 viria a receber outro Tony de Melhor Actriz pela sua prestação no musical “The Act”.
Em 1969, Minelli foi a estrela do primeiro filme de Alan J. Pakula, o aclamado "The Sterile Cuckoo". A sua performance cativou a audiência e a própria Academia que a nomeou para o Óscar de Melhor Actriz Principal. A sua performance também foi agraciada com uma nomeação para o BAFTA e Golden Globe de Melhor Actriz Principal. Um ano depois protagonizou “Tell Me That You Love Me, Junie Moon” que também lhe rendeu vários elogios mas nenhum prémio ou nomeação de destaque. O seu momento de ouro na 7ª arte ocorreu em 1972 quando deu vida a Sally Bowles no musical “Cabaret “, um grande filme de Bob Fosse que lhe valeu o prestigiado Óscar de Melhor Actriz. Esta sua prestação também foi galardoada com o BAFTA e Golden Globe de Melhor Actriz Principal. Até hoje, Liza Minnelli foi a única vencedora da Academia cujos pais também são ambos vencedores.
A sua prestigiada carreira no cinema continuou com grandes prestações em “Lucky Lady” (1975), “Arthur” (1981) e “New York, New York” (1977). Este último é ainda hoje tido como um dos seus icónicos filmes. Neste musical dirigido por Martin Scorsese, Liza Minnelli voltou a mostrar ao mundo a sua enorme capacidade vocal e a sua aparentemente inesgotável energia. A sua grande performance valeu-lhe mais uma nomeação para os Golden Globes. A carreira de Liza Minnelli também se espalhou pela Música e pela Televisão onde conquistou diversos prémios e honras, nomeadamente um Grammy pelo conjunto do seu trabalho musical e um Emmy pelo programa televisivo “Liza With a Z”. Recentemente, Liza deixou de lado o cinema para se dedicar inteiramente à Música e ao Teatro, tendo também participado em algumas séries televisivas como “Law & Order”. Em 2008 lançou a compilação musical “Liza Minnelli: The Complete A&M Recordings” e já este ano lançou “Liza's at the Palace!”, um CD/DVD gravado durante o seu último concerto/espectáculo ao vivo na Broadway, em Dezembro de 2008.
Liza Minnelli é uma verdadeira estrela de Hollywood e do mundo do espectáculo, nas suas mais variadas artes. Como actriz conquistou o respeito e a adoração do público no Teatro, no Cinema e até na Televisão. Em todas estas áreas conquistou os mais importantes prémios mundiais que lhe valeram o reconhecimento social e cultural do seu talento. Como cantora, conquistou vários fãs com a sua poderosa voz que marcou presença em várias Bandas Sonoras de Hollywood.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Crítica em Destaque

Crítica da Semana