Crítica - A Toca do Lobo (2016)

Realizado por Catarina Mourão

Sinopse - Um filme semi-ficcional sobre o escritor Tomaz de Figueiredo. Um olhar que abre as portas secretas de uma vida que deixou apenas o seu trabalho para a memória dos seus filhos e dos seus netos, tal como de uma família que se viu separada pela sua morte e marcada pelo dia-a-dia de um país ditatorial – um país duramente percorrido por quem escreveu sobre ele. Na sua antiga casa, vivem os segredos e os acontecimentos que nos falam, hoje, por um quarto fechado à chave – um quarto aberto pela câmara da realizadora e pelo movimento deste filme: a nossa intimidade.

Exibido em estreia mundial no IndieLisboa 2015, "Toca do Lobo" é um filme onde a própria realizadora Catarina Mourão explora as suas origens e traça uma espécie de documentário semi-biográfico da sua família. O epicentro do documentário aprofunda relações familiares e expõem as fragilidades de certas relações e de sentimentos com um cariz muito próprio.
Não se pode dizer que "Toca do Lobo" seja um documentário apelativo devido ao seu teor muito particular e específico, mas apesar de tudo torna-se interessante devido à forma como Mourão ilustra a vida e o historial do seu avô materno e a sua relação com a sua mãe e restante família. Não se pode dizer também que "Toca do Lobo" seja um verdadeiro documentário, já que a própria realizadora o classifica como um projeto parte documental e parte ficcional. Torna-se compreensível o porquê desta classificação perante a necessidade de completar o filme em si, mas ainda assim "Toca do Lobo" nunca perde aquele seu espírito de documentário intimista. 
É um filme com um certo grau de emoção e intimidade, mas não é, repito, um filme para todos os gostos. É um projeto tão particular como o seu objeto central e isto acaba por diminuir o seu apelo comercial. Também não ajuda o facto de ser uma obra pouco dada à intensidade e ao ritmo, mas para quem pretende descobrir um projeto bem filmado e tão honesto e natural quanto possivél, então esta obra de Catarina Mourão é uma opção a ter em conta.

Classificação - 2,5 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>