Pérolas Indie - A Tribo (2014)

Realizado por Myroslav Slaboshpytskyi
Com Hryhoriy Fesenko, Yana Novikova, Rosa Babiy 
Género - Drama

Sinopse - O adolescente Sergey, um novo estudante no internato, percebe imediatamente que tem de provar que é digno de estar sob a protecção do líder do gangue da escola, para sobreviver ileso. Após uma doutrinação de partidas inofensivas de iniciação e ritos, a nova turma de Sergey logo o introduz nas suas actividades comuns de roubo, suborno e prostituição. Se, inicialmente, assimila perfeitamente o seu novo papel na tribo, vai sentir-se comprometido quando se começa a apaixonar pela sua colega, e uma das acompanhantes do gangue, desencadeando uma sequência de eventos incrivelmente diabólicos.

Crítica - A crítica rendeu-se e não é à toa que o considerou o filme europeu sensação de 2014. E fê-lo com toda a justiça, já que "A Tribo" é uma obra cinematográfica fenomenal, onde o drama, o suspense e o romance brilham ao mais alto nível.
Filmado sem mácula por Myroslav Slaboshpytskyi, "A Tribo" funciona como um poderoso instrumento educacional contra o bullying, o crime juvenil e a delinquência. A sua história, que nos transporta para um ambiente escolar verdadeiramente selvagem, exterioriza ideias, temas e sentimentos culturais, educacionais e sociais fortíssimos e sempre no seio de uma identidade cultural bastante  única.
Seja por via do romance, da ação ou do drama, "A Tribo" toca em temas profundos com uma sagacidade impressionante. À sua destreza narrativa e sentimental junta-se também uma forte componente social que explora, sem medo do politicamente incorreto, uma realidade cruel muito própria, mas que se adapta facilmente a múltiplas situações do quotidiano. 
A sua natureza realista e cruel, mas bastante informativa e atenta ao detalhe, torna-o portanto num filme poderosíssimo que mexe com o espectador. Este dificilmente se esquecerá desta obra de luxo  do cinema ucraniano que surpreendeu, com toda a justiça, o Planeta inteiro. 


Classificação - 5 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>