A Festa do Cinema Italiano 2018 Começa Esta Semana!

A Festa do Cinema Italiano está de regresso para a 11.ª edição. Em Lisboa, o festival realiza-se de 4 a 12 de Abril no Cinema São Jorge, nos cinemas UCI El Corte Inglés e na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, onde são exibidos dezenas de filmes, entre curtas e longas-metragens, de ficção, documentário e animação, para adultos e crianças, de produção recente e clássicos do cinema italiano. Todos os portugueses, todos os italianos e não italianos estão convidados a viver Itália, o seu cinema, a sua cultura, a sua gastronomia e o seu idioma durante esta festa! Consulte o programa no jornal do festival!
Na Secção Panorama, a Festa do Cinema Italiano apresenta seis obras em antestreia nacional, entre outros filmes que mostram o panorama da cinematografia italiana recente. Um dos principais destaques é o thriller "Sicilian Ghost Story", uma obra da dupla de realizadores Fabio Grassadonia e Antonio Piazza, que abrirá a Festa do Cinema Italiano no dia 4 de Abril, em antestreia nacional. O filme, que abriu também a Semaine de la Critique do Festival de Cannes em 2017, é uma fábula romântica no mundo implacável da máfia italiana, inspirada num crime que chocou a opinião pública italiana nos anos 90: o rapto e assassinato de uma criança pela máfia. "Nico, 1988", de Susanna Nicchiarelli; "The Place", de Paolo Genovese; "Fortunata", de Sergio Castellitto; "Ella & John – The Leisure Seeker", de Paolo Virzì; "Ammore e malavita", dos irmãos Antonio e Marco Manetti; "A casa tutti bene", de Gabriele Muccino; "Sono tornato", de Luca Miniero; "Poveri ma ricchi", de Fausto Brizzi; "L'ora legale", de Salvatore Ficarra e Valentino Piccone; "La ragazza nella nebbia", de Donato Carrisi; "Una questione privata", de Paolo e Vittorio Taviani; "Nome di donna", de Marco Tullio Giordana; "L'intrusa", de Leonardo di Costanzo ou "Gatta Cenerentola", de Alessandro Rak, são outros destaques desta edição da Festa.
A Festa do Cinema Italiano é também uma oportunidade para conhecer a produção recente da cinematografia italiana mas, também, para revisitar clássicos que marcaram gerações. Este ano, são apresentados "Nuovo Cinema Paradiso" (Cinema Paraíso) (1988), de Giuseppe Tornatore; e "La Meglio Gioventù" (A Melhor Juventude) (2003), com a presença do realizador Marco Tullio Giordana. O clássico "O Carteiro de Pablo Neruda" é o protagonista, no Mercado de Santa Clara, nos dias 8 e 9 de abril, às 19:00, do famoso Cine-Jantar, um encontro que junta o cinema à gastronomia. Esta ocasião especial será uma oportunidade para experimentar especialidades da Ilha de Salina, na  Sicília, como as alcaparras ou o vinho Malvasia.
Já a secção competitiva inclui um conjunto de obras de novos autores, jovens realizadores italianos, que se destacaram no último ano. As cinco obras concorrem ao Prémio de Melhor Filme e ao Prémio do Público TV Cine & Séries. São eles "Guarda in alto", de Fulvio Risuleo; "La guerra dei cafoni", de Davide Barletti e Lorenzo Conteo; "Cuori puri", de Roberto de Paolis; "Easy", de Andrea Magnani e "Happy Winter", de Giovanni Totaro.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>