15 Curiosos Filmes de 2015 Que Provavelmente Não Verá Nos Cinemas Portugueses

Poder ser por falta de interesse e/ ou dinheiro das distribuidoras, como pode ser por falta de espaço no apertado calendário cinematográfico do nosso país, mas o que é certo é que todos os anos há vários filmes curiosos que não chegam a ser exibidos nas salas de cinema portuguesas. A solução passa, por vezes, por exibir alguns destes projetos nos grandes festivais nacionais, como o FantasPorto, o IndieLisboa, o MOTELx ou o Estoril & Lisbon Film Festival. Mas nem sempre estes festivais são solução e, por isso, muitas longas metragens com potencial acabam mesmo por cair no esquecimento sem terem tido sequer a oportunidade de serem exibidos para o grande público numa sala de cinema. 
Há que salientar que 2015 até trouxe às salas de cinema vários projetos curiosos com pouca distribuição internacional e espera-se que em 2016 certos filmes de 2015 ainda façam parte do calendário de estreias. O que é certo é que, mesmo assim, existem múltiplos exemplos de filmes com potencial, dentro dos vários géneros cinematográficos, que não vão passar perto de uma sala de cinema portuguesa mas, para não caírem no esquecimento, o Portal Cinema aproveita este texto para evidenciar quinze destes projetos.

Liza, The Fox Fairy
Realizado por Károly Ujj Mészáros
Com Mónika Balsai, Szabolcs Bede Fazekas, David Sakurai 
Género - Comédia/ Terror
Sinopse - Liza, uma timida enfermeira, vê-se envolvida no centro de uma história de fantasia, crime e criatividade.
James White
Realizado por Josh Mond
Com Christopher Abbott, David Call, Jeanette Dilone
 Género - Drama
Sinopse - Um jovem tenta controlar o seu corpo e as suas atitudes diante do seu comportamento auto-destrutivo num momento em que a sua família passa por transformações e desafios.

Straight Outta Compton
Realizado por F. Gary Gray
Com O'Shea Jackson Jr., Corey Hawkins, Jason Mitchell 
Género - Drama
Sinopse - Califórnia, Década de 1980. Cinco jovens usam as suas experiências pessoais na produção de músicas honestas, rebeldes, diferentes e totalmente contra o sistema. Surge o N.W.A. (Niggaz Wit Attitudes) que dá voz a uma geração e promove a explosão do chamado "gangsta rap".

Far From the Madding Crowd
Realizado por Thomas Vinterberg
Com Carey Mulligan, Matthias Schoenaerts, Michael Sheen
 Género - Drama
Sinopse - Dorset, Inglaterra, 1827. Bathsheba Everdene (Carey Mulligan) é uma jovem em dificuldades financeiras que não deseja casar-se, mesmo que seja para garantir o seu sustento. Pouco após recusar o pedido de casamento de Gabriel Oak (Matthias Schoenaerts), um criador de ovelhas local, ela herda uma quinta. Bathsheba decide coordenar sozinha a quinta, algo impensado para uma mulher na época. Ela contrata Gabriel como o seu capataz, após ele perder todo o seu rebanho, e passa a ser assediada por William Boldwood (Michael Sheen), um rico latifundiário. Entretanto, quem a conquista de fato é o sargento Troy (Tom Sturridge), um militar que carrega consigo um trauma amoroso do passado.

By The Sea
Realizado por Angelina Jolie
Com Angelina Jolie, Brad Pitt, Mélanie Laurent
Género - Drama
Sinopse - Um escritor americano, Roland (Brad Pitt), e a sua mulher, Vanessa (Angelina Jolie), chegam a um Resor à beira-mar, na França, em 1970, com o seu casamento em crise. Ao longo da sua estadia entram em contacto com outras pessoas que os ajudam a resolver e enfrentar os seus problemas.

Kumiko, The Treasure Hunter
Realizado por David Zellner 
Com Rinko Kikuchi, Nobuyuki Katsube, David Zellner 
Género - Drama 
Sinopse - Kumiko, uma jovem secretária japonesa, cansa-se da sua vida rotineira e embraca numa grande aventura quando, após ver o filme "Fargo", fica obcecada em descobrir a mala de dinheiro que foi enterrada no final do filme.

Queen of the Earth
Realizado por ALex Ross Perry
Com Elisabeth Moss, Katherine Waterson
Género - Drama
Sinopse - Catherine (Elisabeth Moss) e Virgínia (Katherine Waterston) cresceram juntas e são por isso as melhores amigas. Alguns eventos do ano passado ainda permanecem e as coisas não estão a correr muito bem. As duas começam a criticar os privilégios da outra e a confiança da amizade delas fica abalada. Resta saber o que sobrou dessa amizade.

Hidden
Realizado por Matt e Ross Duffer
Com Alexander Skarsgård, Andrea Riseborough, Emily Alyn Lind  
Género - Thriller 
Sinopse - Ray, Claire e a sua filha de sete anos Zoe são uma família americana comum, exceto pelo fato de viverem num abrigo anti-bomba desde que escaparam de um dia devastador que mudou tudo para sempre. 

Tangerine 
Realizado por Sean Baker 
Com Kitana Kiki Rodriguez, Mya Taylor, Karren Karagulian 
Género - Drama 
Sinopse - Assim que sai da prisão, a prostituta transexual Sin-Dee descobre através da sua melhor amiga que o namorado, Chester, namora com outra pessoa. Sin-Dee decide encontrar os dois e puni-los pela traição. 

Appropriate Behaviour 
Realizado por Desiree Akhavan 
Com Desiree Akhavan, Scott Adsit, Halley Feiffer 
Género - Drama 
Sinopse - Shirin (Desiree Akhavan) é uma jovem bissexual de família persa. Quando a sua namorada termina o relacionamento, Shirin entra em depressão e entra por caminhos perigosos. 

Grandma 
Realizado por Paul Weitz 
Com Lily Tomlin, Julia Garner, Marcia Gay Harden 
 Género - Comédia 
Sinopse - Elle Reid (Lily Tomlin) fechou-se para o mundo após perder a sua parceira, com quem viveu durante 38 anos. Sem dotes sociais e com um senso de humor ácido, Elle terá que sair de "sua bolha de proteção" quando a sua neta pede ajuda. As duas enfrentam uma viagem de um dia, que faz Ellie ter que confrontar seu passado e florescer, enquanto a jovem terá que se preparar para enfrentar o futuro.

Learning to Drive
Realizado por Isabel Coixet
Com Patricia Clarkson, Ben Kingsley
Género - Comédia/ Drama
Sinopse - Wendy (Patricia Clarkson) é abandonada pelo marido, Ted (Jake Weber), de forma inesperada. Ela sente-se muito triste, mas deseja combater esse sentimento tornando-se mais independente. Como vive em Nova York, e a sua filha, Tasha (Grace Gummer), estuda em Vermont, ela quer aprender a conduzir para visitá-la. O seu instrutor, Darwan (Ben Kingsley), é muito paciente e cuidado, o que faz com que eles se aproximem e Wendy se sinta à vontade para contar seus problemas. Com o tempo eles Desenvolvem um relacionamento muito carinho.


The End of The Tour
Realizado por James Ponsoldt
Com Jesse Eisenberg, Jason Segel
Género - Drama
Sinopse - O jornalista David Lipsky (Jesse Eisenberg) acompanha o escritor David Foster Wallace (Jason Segel) numa viagem de cinco dias, durante uma tourné para a promoção do livro "Infinite Jest", em 1996. Ao longo do caminho, o ciúme e o clima de competição surgem nas suas discussões sobre mulheres, depressão e os prós e contras da fama.

Stonewall
Realizado por Roland Emmerich
Com Jeremy Irvine, Jonathan Rhys Meyers
Género - Drama
Sinopse - O bar Stonewall Inn, em Nova Iorque, é palco, no final dos Anos 60, de um movimento de defesa dos direitos dos homossexuais que origina vários motins.

The Witch
Realizado por Robert Eggers 
Com Anya Taylor Joy, Ralph Ineson, Kate Dickie 
Género - Terror 
Estreia Mundial - 2016 
Sinopse - William e Katherine levam uma vida cristã com as suas cinco crianças à beira de um deserto intransitável. Quando o filho recém nascido desaparece e a colheita falha, os seus problemas começam.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>