Os Filmes Favoritos Aos Óscares 2015 - Os Favoritos

Já chegou aquela altura em que todos começam a fazer as previsões para os Óscares 2015, por isso o Portal Cinema não poderia ficar indiferente a esta onda de previsões e expetativas e, como já vem sendo habitual, fará aqui uma primeira antevisão dos possíveis nomeados aos Óscares 2015, que será seguida, lá mais para Janeiro, por uma previsão, mais completa, dos possíveis vencedores destes prémios, tendo em conta as nomeações já divulgadas pela Academia que, recorde-se, serão tornadas públicas a 15 de Janeiro. Esta primeira parte versa sobre os principais candidatos aos Óscares, ou seja, aqueles crónicos candidatos que, por esta altura, já são tão fortes e já receberam tantos comentários positivos, que só podem ser considerados os grandes candidatos aos principais prémios cinematográficos do ano, mas é claro que importa reforçar que maior parte destas análises não passam de meras previsões que têm como base as opiniões da crítica especializada e da imprensa internacional, bem como a minha própria opinião e experiência pessoal. Estas listas não incluem, por questões práticas, filmes documentais ou filmes de animação, nem como é óbvio produções que não podem concorrer aos Óscares.

Birdman (Or The Unexpected Virtue of Ignorance)
Realizado por Alejandro González Iñárritu 
Com Michael Keaton, Zach Galifianakis, Edward Norton 
Género - Drama
Crítica - AQUI

Um dos melhores projetos de 2014 e, para mim, um dos principais exercícios cinematográficos do ano.  Uma dramédia negra muito bem conseguida e plenamente empolgante que, dificilmente, será esquecida pela Academia. Para além de ser uma aposta segura na luta pelo Óscar de Melhor Filme, "Birdman" poderá ainda aspirar a outras conquistas, como a possivél vitória do recém regressado Michael Keaton na categoria de Melhor Ator ou do polivalente Edward Norton na categoria de Melhor Ator Secundário. É claro que o próprio Iñárritu tem hipóteses de lutar abertamente pelos Óscares de Melhor Realizador e Melhor Argumento Original. O que é certo é que "Birdman" é uma força gigantesca de qualidade a ter em conta nesta época de prémios.

Boyhood
Realizado por Richard Linklater 
Com Ellar Coltrane, Patricia Arquette, Ethan Hawke 
Género - Drama
Crítica - AQUI

Um dos grandes favoritos aos Óscares de Melhor Filme e Realizador (Richard Linklater), "Boyhood" é um genial exercício de primor e qualidade que demonstra na perfeição a proporção do talento de Linklater que, ao longo de doze anos, conseguiu com muita dedicação e criatividade criar esta bela jornada dramática e intimista da vida de um jovem rapaz, desde a sua infância até à sua adolescência. É claro que "Boyhood" deverá também figurar na lista de nomeados ao Óscar de Melhor Argumento Original, com Patricia Arquete a ter uma palavra a dizer no que toca ao Óscar de Melhor Atriz Secundária

Gone Girl
Realizado por David Fincher 
Com Ben Affleck, Rosamund Pike, Neil Patrick Harris 
Género - Thriller
Crítica - AQUI

Tal como se esperava, David Fincher e o seu "Gone Girl" aparecem como potenciais dinamizadores da presente época de prémios. Para além da sua agora mais que segura nomeação ao Óscar de Melhor Filme, "Gone Girl" deverá ser um dos principais candidatos na categoria de Melhor Argumento Adaptado, bem como em algumas categorias técnicas, como por exemplo Melhor Edição e, muito provavelmente, Melhor Realizador. A surpreendente Rosamund Pike deverá brilhar junto das nomeadas na categoria de Melhor Atriz Principal, mas a sua vitória já é discutivél. 

Unbroken  
Realizado por Angelina Jolie
Com Jack O'Connell, Domhnall Gleeson, Garrett Hedlund
Género - Cinebiografia/ Drama
Crítica - AQUI

A segunda longa metragem de Angelina Jolie como realizadora poderá, pelo que se diz, significar um bilhete de ida aos Óscares. Há grandes possibilidades de "Unbroken" vir a lutar por uma nomeação ao Óscar de Melhor Filme, já Jolie para estar algo afastada da luta pelo Óscar de Melhor Realizador. Nas categorias técnicas, "Unbroken" poderá obter algumas surpresas, mas resta saber se conseguirá viver para além das fortes expectativas que o rodeiam. 

Selma
Realizado por Ava DuVernay 
Com David Oyelowo, Tom Wilkinson, Cuba Gooding Jr.
Género - Drama 
Crítica - AQUI

Esta cinebiografia de Martin Luther King apareceu no radar da época de prémios graças à imponente história real que está na sua génese, mas desde a sua apresentação tem recebido inúmeros elogios por parte da imprensa especializada que já garante a "Selma" um lugar entre os nomeados ao Óscar de Melhor Filme. A sua presença nas outras categorias é ainda incerta, mas parece bem possivél que David Oyelowo e Tom Wilkinson possam lutar por um lugar entre os nomeados aos Óscares de Melhor Ator e Melhor Ator Secundário, respetivamente. 

The Imitation Game
Realizado por Morten Tyldum
Com Benedict Cumberbatch, Keira Knightley, Matthew Goode
Género - Cinebiografia
Crítica - AQUI

A sua pré produção foi ligeiramente problemática, com alguns atrasos e desistências importâncias, mas "The Imitation Game", a cinebiografia do matemático Alan Turing, superou todas as adversidades e, agora, está no topo da lista dos candidatos ao Óscar de Melhor Filme, sendo também bem provável que consiga chegar a nomeações em outras categorias importantes.

The Theory of Everything
Realizado por James Marsh
Com Felicity Jones, Eddie Redmayne, Emily Watson
Género - Cinebiografia/ Drama
Crítica - AQUI

Em mais um ano repleto de boas cinebiografias, "The Theory of Everything" surge, a par de "Unbroken", "The Imitation Game" e "Selma", como um poderoso retrato cinematográfico baseado numa história de vida verídica. Eddie Redmayne, no papel do físico Stephen Hanking, estará quase de certeza entre os candidatos ao Óscar de Melhor Ator, como Felicity Jones poderá lutar facilmente por uma nomeação ao Óscar de Melhor Atriz. 

Inherent Vice
Realizado por Paul Thomas Anderson 
Com Joaquin Phoenix, Josh Brolin, Owen Wilson
Género - Thriller

Realizado por Paul Thomas Anderson, "Inherent Vice" aparentou, desde o inicio, ser um grande filme cheio de potencial e, a julgar por tudo o que se tem dito sobre ele, todas as expectativas parecem confirmar-se. Será um dos principais candidatos ao Óscar de Melhor Filme, mas também em outras categorias centrais, como provavelmente Melhor Ator (Joaquin Phoenix). 

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Descontos Em Bilhetes de Cinema

Crítica da Semana


Membro Oficial

Membro Oficial