Os Melhores Filmes de 2021

Entre estreias de 2021, quer nos Cinemas,quer no Streaming, mas também Filmes de 2020 que, por força da pandemia, só chegaram a Portugal em 2021, o Portal Cinema reviu o ano e selecionou quarenta filmes de diferentes géneros e origens que se destacaram pela positiva. 


ESTREIAS DE 2021 DE RELEVO


O ano encerrará em Portugal com a estreia de "Licorice Pizza", o novo filme de Paul Thomas Anderson que tem dado nas vistas nos Estados Unidos. Embora este drama "coming of age" não se aproxima de algumas das obras mais icónicas do cineasta, nomeadamente "There Will be Blood", destaca-se, ainda assim, como um dos filmes sensação do ano e um claro candidato aos Óscares.

Este não é, no entanto, o único evidente candidato aos Óscares já estreado nos cinemas nacionais. À cabeça destacamos também "King Richard", drama cinebiográfico sobre o pai das Irmãs Willians e que, pese embora algumas falhas, destaca-se pela sua evidente qualidade e força emocional. Também "House of Gucci" não correspondeu inteiramente às elevadas expectativas, mas é também um dos pontos positivos do ano, quanto mais não seja pela sublime performance de Lady Gaga. 2021 foi aliás um ano em cheio para Ridley Scott que, para alem deste drama sobre o lado mais polémico da Família Gucci, lançou também nos cinemas o drama medieval "The Last Duel". Esta obra, inspirada numa história real que nos transporta até à França medieval, teve menos impacto mediático que o outro projeto de Scott, mas destaca-se, ainda assim, como um dos projetos mais interessantes do ano.



Já no campo do cinema mais independente não consigo resistir e falar sobre o curioso "Pig". Protagonizado por um Nicolas Cage ainda em processo de reabilitação profissional, "Pig" é uma obra simples mas que surpreende pela sua diferença. Embora longe de conversas sobre prémios ou grandes aclamações, "Pig" também marcou 2021. O mesmo pode ser dito relativamente a "The Card Counter", um thriller de Paul Schrader, que, embora tenha passado ao lado do público, revela-se uma das surpresas inesperadas de 2021. Embora não seja uma escolha consensual há ainda que mencionar Spencer", um drama inspirado na vida da Princesa Diana e do qual o público esperava até mais do que a própria imprensa. Embora tenha desiludido quem esperava algo mais complexo e compenetrante, "Spencer" convenceu com o seu lado mais subjetivo aqueles que, à partida, poderiam ser os seus maiores críticos. 


FILMES DE 2020...MAS SÓ EXIBIDOS EM 2021

Crítica - Nomadland (2020)

É claro que, entre os grandes filmes que passaram pelos nossos cinemas em 2021, temos que incluir vários filmes de 2020 e que concorreram à época de prémios transacta. À cabeça incluímos "Nomadland", Promising Young Woman", "The Father" e "Minari" que, como se deve recordar, figuraram entre os nomeados ao Óscar de Melhor Filme (e não só). "Nomadland", o grande vencedor da última edição dos Óscares, encabeça para nós a lista dos Melhores Filmes estreados em 2021, já que é de facto uma verdadeira força da natureza e um dos melhores filmes não só de 2021, mas também dos últimos anos. O mesmo pode ser dito de "Promising Young Woman" que, apesar de ter ficado àquem das expectativas na época de prémios, justificou em pleno a adoração do público. 


Também "The Mauritanian", "Durk" (Vencedor do Óscar de melhor Filme Estrangeiro) ou "Undine" destacam-se pela positiva e justificam por si só a presença nesta lista. Estas são todas escolhas óbvias pelo seu evidente valor, mas há que reforçar ainda três filmes que não chegaram aos Óscares e que não foram assim tão falados, mas que também abrilhantaram o circuito cinematográfico entre 2020 e 2021 em todo o mundo. Um desses filmes é "Supernova", um drama protagonizado por Stanley Tucci e Colin Firth que merecia ter recebido um maior carinho mediático. Há ainda que agradecer ao Canal TVCine e à sua Plataforma por terem permitido a estreia em Portugal de "Amonite" e "Black Bear". O primeiro, um drama cinebiográfico sobre a vida (profissional e pessoal) da paleontóloga Mary Anning, ressalva-se como uma pérola técnicamente competente que, tal como "Supernova", merecia vôos mais altos. Já "Black Bear", um thriller protagonizado por Aubrey Plaza, nunca surgiu como um sério candidato à época de prémios, mas destaco-o como um dos projetos mais curiosos e bizarros de 2021


OS BLOCKBUSTERS

O que seria um ano cinematográfico sem os blockbusters e, este ano, houve dois que se destacaram acima dos restantes. Para além de grandes sucessos de bilheteiras, "Dune" e "Spider-Man: No Way Home" conquistaram também justos aplausos junto da imprensa. "Dune", que já se sabia mesmo antes de ser lançado que seria um dos acontecimentos do ano, cumpriu as expectativas a quase todos os níveis e confirmou que, em anos vindouros, teremos mais capítulos desta grande história no grande ecrã.

É claro que, no que toca ao clássico filme pipoca, não existiu nenhum projeto que se aproximou de "Spider-Man: No Way Home". Já campeão de bilheteiras em praticamente todos os mercados onde estreou, este novo capítulo da saga Homem-Aranha é não só um dos grandes sucessos comerciais do ano, mas também um dos grandes filmes do ano no que à ação, aventura e fantasia diz respeito. 


OS DESTAQUES DA NETFLIX.....


A Netflix está a viver uma onda positiva de aclamação, expansão e inclusão que parece destinada a continuar nos próximos anos. Este gigante do streaming é um dos maiores produtores de conteúdo em todo o planeta e, entre tantas opções, claro que teve a sua dose de sucessos em 2021. E a liderar esta lista está "The Power of the Dog", um dos grandes candidatos à vitória na categoria de Melhor Filme na próxima edição dos Óscares e, como é óbvio, a grande esperança da Netflix para a presente época de prémios. Realizado por Jane Campion, "The Power of the Dog" está, efetivamente, numa outra dimensão... 


A visar também a época de prémios, a Netflix lançou em Dezembro o drama italiano "Hand of God", o novo projeto de Paolo Sorrentino. Embora longe de ser aquele filme avassalador que se esperava, "Hand of God"comprova o ecletismo da Netflix e a sua crescente aposta num conteúdo diversificado e, neste caso concreto, diferenciado. O mesmo pode ser dito sobre "Identidade", obra de estreia da atriz Rebecca Hall como cineasta que chegou à Netflix sem grande pompa ou circunstância, mas que é, sem dúvida, uma das melhores produções originais que a plataforma lançou este ano. Num plano inferior às três obras todo o terreno já mencionadas há que dar também o merecido aplauso ao musical "Tick, Tick...Boom" e ao thriller "Oxygen".


...E DO STREAMING

Não é só da Netflix que o Universo Streaming é constituído. Em Portugal, por exemplo, existem outras plataformas de grande relevo como a HBO, a Amazon Prime Video, a Disney+, a Apple TV+ e também o TVCine+. Das obras da Disney+ falaremos mais à frente, mas aqui há que destacar, em particular, dois filmes que se destacaram no Amazon Prime Video. 



"Being the Ricardos", grande aposta da Amazon para os Óscares, surge como o título mais completo e competente lançado pela plataforma PrimeVideo em 2021. Protagonizado por uma sublime Nicole Kidman (interpretando Lucille Ball), "Being The Ricardos" é divertido, interessante e, acima de tudo, fiel à base que desenvolve. 

O outro destaque é uma das maiores surpresas de 2021. Falamos da comédia de terror "Werewolves Within". Inspirado no homónimo videojogo que muito poucos devem conhecer, "Werewolves Within" é um daqueles projetos que tem de ser visto para se conseguir justificar o ímpeto que gera. É, sem dúvida, uma das pérolas indies mais curiosas de 2021. 


OS MELHORES PORTUGUESES

As Doce Estão de Volta....Ou Pelo Menos a Sua História Com Bem Bom. O Trailer Já Esta Disponível

O cinema português esteve também em destaque. É claro que "A Metamorfose dos Pássaros", representante (não finalista) de Portugal na categoria de Melhor Filme Estrangeiro dos Óscares, lidera uma lista mais subjetiva, mas o interesse do público alocou-se, com toda a justiça, a outras duas obras que souberam conquistar o seu espaço. 

Realizado por Bruno Gascon, "Sombra" é um desses projetos. Gascon inspirou-se numa das histórias criminais mais trágicas de Portugal para apresentar a Portugal um imponente retrato dramático sobre a luta de uma mãe para encontrar respostas e aceitar a sua perda. O registo mais pesado de "Sombra" contrasta com o registo mais alegre de  "Bem Bom", um filme muito musical sobre as Doce, a primeira girls band de Portugal.Pese embora algumas polémicas, "Bem Bom" foi um sucesso e até deu origem a uma série televisiva.


O MELHOR DO TERROR E DO EXCÊNTRICO


Não é só de dramas, comédias ou blockbusters que se escreve a história dos Melhores Filmes de 2021. O terror e o fantástico merecem também o seu espaço e destaque. Entre o excêntrico há, sem dúvida, um filme que se destaca e que marcou 2021 a todos os níveis. "Titane", thriller de terror erótico francês que até conquistou a Palma de Ouro do Festival de Cannes, não só é uma das obras mais singulares do ano, como é uma das mais polémicas e incompreendidas. Mas não há dúvidas que, se ainda não o viu, deve incluí-lo já na sua lista....

Tão polémico como "Titante", 2021 trouxe também "Benedetta", drama erótico de Paul Verhoeven que é inspirado numa história real. É certo que as polémicas religiosas e as sequências eróticas ajudaram a exponenciar o seu mediatismo,mas há valor neste competente filme de Verhoeven. 


No campo do terror, a Netflix foi responsável por um dos principais projetos do ano. A trilogia "Fear Street" como um todo sobressaiu num ano onde o terror teve menos obras de impacto que em anos anteriores. A Netflix foi também responsável pelo lançamento de "A Classic Horror Story", obra italiana com um twist curioso que nos faz lembrar, por exemplo, o surpreendente "The Cabin in the Woods".

Entre as grandes obras de Hollywood no género do fantástico e terror podemos referenciar "A Quiet Place: Part II", mas a nível qualitativo o que importa ressalvar são os mais independentes "Run" e "Night House"!


O MELHOR DA ANIMAÇÃO


O mundo da animação teve vários destaques e nem todos pretenderam ao Grupo Disney. Sim, a Disney continua a ser o grande produtor nesta área e obras como "Luca" ou "Encanto" sobressaem....De forma indireta, a Disney foi também responsável por "Ron's Gone Wrong", uma animação mais subjetiva, produzida pela 20th Century Fox, que ajudou também a marcar o ano...Mas a história da animação em 2021 também contou com a participação de filmes com menores orçamentos, mas que compensaram a falta de meios com muita diversão e criatividade. Um dos melhores exemplos foi a proposta da Netflix que, em parceria com a Sony, lançou o inesperado "The Mitchells Vs The Machines". 


Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>