As Nossas Previsões Para os Nomeados aos Óscares 2021

As Nossas Previsões Para os Nomeados aos Óscares 2021

A uma semana do anúncio oficial dos nomeados à 93ª Edição dos Óscares, o Portal Cinema faz um exercício de antevisão e tenta adivinhar os nomeados nas principais categorias. Por não termos grande conhecimento de causa não faremos qualquer previsão para as categorias de Melhor Curta-Metragem (Animação, Live Action e Documentário). Também vamos presumir que a Academia irá escolher dez nomeados na categoria de Melhor Filme, apesar de tudo indicar que este ano não deverão ser seleccionados mais que oito nomeados.


Melhor Filme

Nomadland

Promising Young Woman

Minari

The Trial of the Chicago 7

One Night in Miami

Sound of Metal

The Father

Soul

Mank

Judas and the Black Messiah


Há nomeados cuja presença no lote final é óbvia. Filmes como "Nomadland", "The Trial of the Chicago 7", "Promising Young Woman" e "Minari" parecem estar garantidos entre os nomeados nesta categoria, sendo claro está os grandes favoritos à sua conquista. É mais difícil de prever os restantes nomeados. Será que a animação "Soul"  conseguirá chegar à nomeação final? Há boas probabilidades que favoritos da crítica, como "The Father", "Mank" e "One Night in Miami" cheguem à nomeação final, mas também pairam dúvidas sobre se obras como "Hamilton", "Da 5 Bloods", "News of the World" ou "Ma Rainey's Black Bottom" possam também ter alguma hipótese concreta. 


Melhor Realizador

Chloé Zhao - "Nomadland"

Aaron Sorkin - "The Trial of the Chicago 7

Lee Isaac Chung - "Minari

Regina King -  "One Night in Miami" 

Emerald Fennell - "Promising Young Woman


A vitória nesta categoria parece estar reservada a Chloé Zhao por "Nomadland". Não perdeu os prémios principais até hoje e, quase de certeza não perderá o Óscar.  Terá a concorrência quase certa de Aaron Sorkin e Emerald Fennell, sendo que muito se especula que também Regina King e Lee Isaac Chung possam completar o lote final.


Melhor Ator 

Chadwick Boseman - "Ma Rainey's Black Bottom"

Anthony Hopkins - "The Father"

Riz Ahmed - "Sound of Metal

Gary Oldman - "Mank"

Steven Yeun - "Minari"


A categoria de Melhor Ator é tradicionalmente muito concorrida. Este ano o falecido Chadwick Boseman será, pelo menos, homenageado com uma nomeação pela sua prestação em "Ma Rainey's Black Bottom". O seu grande rival será sempre Anthony Hopkins, um veterano que mostra toda a sua garra em "The Father". Quem os acompanhará na lista de nomeados é a grande dúvida, mas dificilmente Gary Oldman ficará de fora da lista, já as ausências de Riz Ahmed e Steve Yeun seriam vistas como injustas devido às suas fortes performances.


Melhor Atriz 

Carey Mulligan - "Promising Young Woman

Frances McDormand - "Nomadland"

Andra Day - "The United States vs. Billie Holiday"

Viola Davis - "Ma Rainey's Black Bottom

Sophia Loren - "The Life Ahead"


Uma das categorias mais interessantes desta edição. Tudo está em aberto. Tendo em conta o grande favoritismo de "Nomadland" seria de presumir que Frances McDormand seria a grande favorita à conquista. Bem certo é que a sua nomeação está garantida. Depois terá que discutir o título com outras duas grandes atrizes, Viola Davis e Carey Mulligan, mas também com a promessa Andra Day. A quinta nomeação é a grande dúvida, mas presumimos que a Academia quererá homenagear a grande Sophia Loren.  


Melhor Ator Secundário

Daniel Kaluuya - "Judas and the Black Messiah"

Sacha Baron Cohen - "The Trial of the Chicago 7

David Strathairn - "Nomadland"

Leslie Odom, Jr. - "One Night in Miami"

Bill Murray - "On the Rocks" 


Os nomeados ainda não foram revelados, mas parece já quase certo que o Óscar desta categoria será entregue a Daniel Kaluuya. Será justo dizer que os restantes nomeados lutarão sempre pelo segundo lugar, sendo que há curiosidade para saber se o falecido Chadwick Boseman conseguirá ou não uma nomeação por "Da 5 Bloods". 


Melhor Atriz Secundária

Olivia Colman - "The Father"

Jodie Foster - "The Mauritanian"

Yuh-Jung Youn - "Minari

Glenn Close - "Hillbilly Elegy

Amanda Seyfried - "Mank


À semelhança da categoria de Melhor Atriz, a de Melhor Atriz Secundária também é uma das mais renhidas. Jodie Foster e Olvia Colman parecem os nomes certos entre as nomeadas, mas e as restantes? Entre as nossas previsões há um maior risco nas apostas em Glenn Close e Amanda Seyfried, nomeadamente em relação à primeira que pode ser prejudicada pela fraca qualidade do seu filme.


Melhor Argumento Original

Aaron Sorkin - "The Trial of the Chicago 7"

Emerald Fennell -  "Promising Young Woman

Will Berson, Shaka King, Keith Lucas, Kenneth Lucas - "Judas and the Black Messiah"

Jack Fincher - "Mank"

Pete Docter, Mike Jones, Kemp Powers - "Soul"


"The Trial of the Chicago 7" e "Promising Young Woman" parecem liderar o favoritismo e, sem dúvida, será entre estes dois que o Óscar será decidido com favoritismo para Aaron Sorkin. Será interessante descobrir se "Soul" consegue ou não intrometer-se na luta e se conseguirá a nomeação. Se conseguir é bem provável que também chegue à nomeação ao Óscar de melhor Filme.....


Melhor Argumento Adaptado

Chloé Zhao - "Nomadland"

Christopher Hampton, Florian Zeller - "The Father"

Ruben Santiago-Hudson - "Ma Rainey's Black Bottom

 Kemp Powers - "One Night in Miami"

Charlie Kaufman - "I'm Thinking of Ending Things" 


No que toca ao Melhor Argumento Adaptado, Chloé Zhao e o seu "Nomadland" são os favoritos e podem ter a nomeação já garantida. Será renhido, mas esta categoria poderá ser um bom indicador para o que a noite dos Óscares reserva para "Nomadland". A surpresa entre os nomeados poderá surgir com a presença do bizarro "I'm Thinking of Ending Things".


Melhor Filme de Animação

Soul

Wolfwalkers

Onward

The Croods: A New Age

Over the Moon


Estamos a falar de nomeados, mas aqui não parece já haver grande dúvida sobre que filme vencerá este Óscar. "Soul" é o grande favorito e arrisco a dizer que de todas as categorias da 93ª Edição dos Óscares, esta é aquela mais previsível de todas. As nomeações de "Wolfwalkers" e "Over The Moon" poderão ser prémios merentórios para os estúdios responsáveis.


Melhor Filme em Língua Estrangeira

Another Round (Dinamarca)

Two of us (França)

Collective (Roménia)

La Llorona (Guatemala)

Quo Vadis, Aida (Bósnia e Herzegovina)


Entre os pré-nomeados já selecionados é mais fácil prever os nomeados finais atendendo à qualidade de alguns dos candidatos, como é o caso de "Another Round" e "Two of Us". As restantes três vagas poderão ser entregues aos surpreendentes e mais extravagantes "La Llorona" e "Collective", bem como ao representante da Bósnia.


Melhor Documentário

Time

Boys State

Crip Camp: A Disability Revolution

The Truffle Hunters

Collective


Uma categoria difícil de prever. "Time" e "The Truffle Hunters" parecem ser os grandes favoritos da imprensa americana, mas todos os anos há surpresas nesta categoria e este ano não será excepção...


Melhor Fotografia

"Nomadland" - Joshua James Richards

"Mank" - Erik Messerschmidt 

"The Trial of the Chicago 7" - Phedon Papamichael

"Judas and the Black Messiah" - Sean Bobbitt

"Tenet" - Hoyte van Hoytema 


Mais uma categoria imprevisível. Há muitos potenciais candidatos é certo. "Tenet" poderá aparecer aqui como o representante dos blockbusters, mas poderá ser entre dramas como "Nomadland" e "Mank" que a coisa se decida....


Melhor Banda Sonora

Soul

News of the World

Mank

The Midnight Sky

Tenet


Será a noite de Trent Reznor? A nossa previsão aponta que será nomeado pelo seu trabalho sonoro em dois  filmes, "Mank" e "Soul", sendo que poderá ser por este último que chegue ao tão desejado prémio. Quem também estará entre os nomeados será o veterano James Newton Howard por "News of the World". Avizinha-se portanto uma luta titânica, onde nomes fortíssimos da indústria como Alexandre Desplat ("The Midnight Sky") e Ludwig Göransson ("Tenet") certamente poderão intrometer-se nos nomeados.


Melhor Canção Original

"The Life Ahead" - "Io Si (Seen)" 

"One Night in Miami" - "Speak Now" 

"Minari" - "Rain Song" 

"The Trial of the Chicago 7"- "Hear my Voice"

"Eurovision Song Contest" - "Húsavík"

 

Este ano não há grandes nomes da música entre os nomeados, como em edições passadas. Isto complicará, claro está, a previsão de nomeações. Mas há, ainda assim, gigantes entre as possibilidades, como é o caso de Diane Warren que após onze nomeações ao Óscar poderá conquistar a 12ª e, quem sabe, até a vitória com a canção que escreveu para o filme italiano "The Life Ahead". As restantes previsões têm por base os Globos, mas também a opinião da crítica. A excepção é a presença do filme da Eurovisão pelo qual nutrimos um certo carinho....


Melhor Som

Tenet

Nomadland

Mank

Sound of Metal

The Midnight Sky


Este ano as categorias de Melhor Edição de Som e Melhor Mistura de Som foram consolidadas numa só categoria. É portanto uma das novidades dos Óscares em 2021 e agora resta saber quem serão os seus primeiros nomeados. Entre as nossas previsões pode ser estranho ver "Sound of Metal", um filme onde a surdez é destacada, surja como candidato, mas isto só mostra o quão sonoro e belo é este grande filme que, para mim, até merecia a conquista desta categoria. Se ficar de fora será uma grande surpresa, como será se obras como "Mank" ou "Tenet" ficarem de fora. No que concerne a "Nomadland" esta poderá ser uma daquelas categorias para fazer número e para dar a este drama o título de filme mais nomeado dos Óscares...



Melhor Guarda Roupa

Emma

Mank

Ma Rainey's Black Bottom

News of the World

Mulan


Esta é a categoria onde os filmes de época são sempre apontados como favoritos e, por isso, não poderíamos deixar de incluir "Emma", o western "News of the World" ou o blockbuster "Mulan". "Mank" e "Ma Rainey's Black Bottom" exploram também histórias ambientadas na primeira metade do Século XX, onde os guarda roupas desempenham um papel crucial.


Melhor Edição

Nomadland

The Trial of the Chicago 7

Mank

Sound of Metal

Promising Young Woman


Muita curiosidade para saber a composição final de nomeados desta categoria. Há imensas possibilidades de qualidade e algumas presenças e, sobretudo, algumas ausências poderão ajudar a indicar o mood da Academia relativamente aos maiores vencedores da cerimónia....


Melhor Caracterização

Birds of Prey

Hillbilly Elegy

Ma Rainey's Black Bottom

Pinocchio

Emma


Existem dez pré-nomeados e todos eles têm boas chances de chegar aos nomeados finais. Este é por tradição um dos Óscares menos mediáticos e, assim, é também um dos mais difíceis de prever.. Curiosamente, "Birds of Prey" e "Hillbilly Elegy" têm recebido bom feedback, mas a surpresa poderá vir de Itália com "Pinocchio"


Melhor Design de Produção

Tenet

Mank

News of the World

Promising Young Woman

The Trial of the Chicago 7


Mais uma categoria técnica cujos nomeados são de difícil previsão devido à falta de grandes hipóteses válidas. "Tenet" e "News of the World" são aqueles que terão mais hipóteses de chegar à nomeação final, sendo que os outros três dependerá dos gostos da Academia. Em Setembro seria de presumir que "Emma" pudesse chegar à nomeação, mas hoje já é mais complicado de prever a sua presença entre os cinco nomeados.


Melhores Efeitos Especiais

Tenet

Mank

The Midnight Sky

Soul

Mulan


Num ano onde quase não estrearam blockbusters, a categoria de Melhores Efeitos Especiais perdeu um pouco do seu brilho. Basta olhar para os pré-nomeados para perceber que até para a Academia será complicado selecionar cinco bons candidatos. É quase certo que "Tenet" será o Rei desta categoria, mas atenção que "The Midnight Sky" poderá ter algo a dizer. É certo que esta obra de George Clooney está longe de ser brilhante, mas se há categoria que pode conquistar é esta....A nomeação destas duas obras parece quase certa, mas falta descobrir com quem irão disputar o Óscar. 

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>