Com os Óscares a Chegar....Que Filmes Nomeados é Que Poderá Ver (Ou Não) No Streaming, VOD ou Nos Cinemas Até 25 de Abril? E Quais São Os Que Nunca Chegarão a Portugal?



Em circunstâncias normais, nas vésperas da Cerimónia dos Óscares todos os filmes não exclusivos do streaming que estivessem nomeados às principais categorias já teriam chegado aos cinemas. Nos últimos anos, por exemplo, contam-se pelos dedos os grandes filmes nomeados nas principais categorias que não chegaram sequer aos cinemas. O exemplo mais recente terá sido o do filme "Can You Ever Forgive Me?" que, apesar das suas nomeações nas categorias de Melhor Atriz e Ator Secundário, acabou por ser lançado diretamente no VOD (hoje Disney+).

Este ano, a Pandemia Covid-19 impedirá muitos dos filmes não exclusivos do streaming de chegarem às salas de cinema antes dos Óscares. Ainda assim, a Terceira Fase de Desconfinamento em Portugal permitiu a reabertura dos cinemas e, assim, a estreia de, pelo menos, o grande candidato deste ano dos Óscares antes da cerimónia. Falamos claro está do drama "Nomadland", o grande candidato nas categorias de Melhor Filme e Melhor realizador que, após uma passagem pelo LEFF 2020, já está disponível nas salas de cinema nacionais! 

Já outros candidatos de luxo não terão a mesma sorte. Só a 29 de Abril, por exemplo, "Another Round" (Principal Candidato ao Óscar de melhor Filme Estrangeiro) e "Promising Young Woman" (Um Dos Grandes Filmes de 2020) é que chegarão às salas de cinema e, por esta altura, já se conhecerão os vencedores dos Prémios da Academia. O drama "The Father", que está nomeado ao Óscar de Melhor Filme, também só chegará aos cinemas a 6 de Maio, mas mais tarde ainda chegará outro candidato a esta categoria e a grande surpresa indie de 2020: "Minari". Mais grave é o caso do drama "Judas and the Black Messiah" que, apesar das suas 6 Nomeações aos Óscares (Melhor Filme, incluído), ainda não tem uma data de estreia assegurada em Portugal. Em principio isto acontece porque poderá chegar à HBO (nos EUA estreou nos cinemas, mas também na HBO Max), no entanto, nenhuma data ou esclarecimento foi ainda revelado. Até ver este é, então,  o único candidato ao Óscar de Melhor Filme sem data de estreia (em qualquer vertente) em Portugal. 

Embora não esteja nomeado ao Óscar de Melhor Filme, "The United States vs. Billie Holiday" conta com uma importante nomeação ao Óscar de Melhor Atriz (via Andra Day) onde até poderá conseguir uma vitória...Mas este filme só chegará aos cinemas a 20 de Maio. 

É claro que alguns filmes nunca chegariam aos cinemas. Falamos, claro está, dos projetos exclusivos do streaming. É o caso de "The Trial of the Chicago 7" e "Mank", dois dos filmes com mais nomeações aos Óscares (incluindo Melhor Filme) e que já estão disponíveis na Netflix desde o final de 2020. "Ma Rainey's Black Bottom","The life Ahead", "Pieces of a Woman", "Hillbilly Elegy", "Over the Moon", "News of the World", "Da 5 Bloods", "Crip camp: A Disability Revolution", "My Octopus teacher", "The White Tiger",  "The Eurovision Song Contest: The Movie", "The Midnight Sky" e "Love and Monsters" não estão nomeados ao Óscar de melhor Filme, mas têm, pelo menos, uma nomeação aos Óscares e podem também ser vistos, em exclusivo, na Netflix, tal como a curta "If Anything Happens, I Love You". 

Favorito à vitória na categoria de Melhor Animação, "Soul" também só poderá ser visto na Disney+. Nesta plataforma poderá rever "Onward" (que passou pelos cinemas no início de 2020) e também poderá ver a curta "Burrow"/ "A Toca". Também "Mulan", que conseguiu duas nomeações, e o documentário "The one and Only Ivan" poderão ser vistos em exclusivo nesta plataforma. O Amazon Prime pode não ter tantos nomeados aos Óscares no seu catálogo como a Netflix, mas ainda assim tem três grandes filmes exclusivos. Podemos dizer que "Sound of Metal" é o cabeça de cartaz deste serviço, até porque está nomeado a vários Óscares de relevo, como o de Melhor Filme. Mas "Borat 2", "One Night in Miami" e "Time" (Favorito ao Óscar de Melhor Documentário) também só podem ser vistos neste serviço! Em Portugal, a HBO não tem no seu catálogo de exclusivos nenhum candidato aos Óscares deste ano, já a Apple+ tem a animação "Wolfwalkers" e o filme de ação "Greyhound". 

"Tenet", que foi um dos únicos blockbusters a passarem pelos cinemas nacionais no Verão, já não está nas salas, mas já pode ser visto em VOD, tal como o drama de época "Emma" que estreou no VOD de forma direta. "Pinocchio", um dos nomeados surpresa deste ano, passou pela Festa do Cinema Italiano ainda em 2020 e também pelos cinemas.

As categorias de Melhor Filme Estrangeiro e melhor Documentário, como já é habitual, não terão tanta representatividade nos cinemas ou no streaming. Na categoria de Melhor Filme Estrangeiro já se disse que ""Another Round" chegará aos cinemas com data já marcada. Também "Quo Vadis, Aida", "The Man Who Sold This Skin" e "Collective" (Também nomeado a Melhor Documentário) já têm exibição assegurada nos cinemas em Portugal, mas ainda sem data. Já nos documentários o cenário é melhor. até porque só "The Mole Agent" é que ainda permanece sem exibição assegurada. "Time" pode ser visto na Amazon e  "Crip camp: A Disability Revolution" e "My Octopus Teacher" podem ser vistos na Netflix, já "Collective" ainda espera uma data. 

Ainda com a incógnita sobre a exibição de "Judas and the Black Messiah" podemos então concluir que uma esmagadora maioria das longas metragens nomeadas aos Óscares poderão ser vistas em Portugal. É certo que alguns só chegarão após os Óscares, mas nenhum grande filme (com mais que uma nomeação) deverá ficar de fora do nosso país....

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>